O Programa de Desenvolvimento de Liderança 2023 é a quinta edição de um encontro para capacitar os/as nossos/as líderes e futuros/as líderes no trabalho de liderança na Amnistia Internacional.

Será um tempo de formação em liderança nos vários papéis, funções e responsabilidades de que a Amnistia Internacional necessita.

Direcionada a membros da Secção Portuguesa, procurará identificar e capacitar futuros candidatos/as à Direção associativa da organização.

O encontro decorrerá de 09 a 11 de junho de 2023 e têm em vista motivar candidaturas às próximas eleições dos órgãos sociais que venham complementar as competências de que a Direção necessita.

Além disso, encorajamos com entusiasmo a candidatura à participação no encontro de liderança de pessoas que venham dos mais variados e diferentes enquadramentos de vida como a idade, género, pessoas com deficiência ou incapacidade funcional, origem étnica, orientação sexual, crença religiosa, nacionalidade e estatuto de residência em Portugal (refugiado/a, migrante, etc.);

Do mesmo modo procuramos, necessitamos e encorajamos a candidatura à participação de pessoas com diversidade de competências técnicas. Tais como governança, liderança e pensamento estratégica; finanças; direito, aconselhamento legal e direitos humanos; planeamento estratégico, monitorização e avaliação de projetos; ativismo e mobilização, equidade, diversidade e igualdade, bem como angariação de fundos.

Todas as despesas de transporte, estadia e alimentação estão asseguradas pela Amnistia Internacional – Portugal.

 

Data limite para submissão de candidaturas: 21 de maio de 2023.

O Tempo médio para preenchimento da candidatura é de 15 minutos.

Na sua candidatura escreverá sobre os seus conhecimentos e motivação sobre competências prioritárias e mais valias que os membros da Direção da Amnistia Internacional necessitam, cumulativamente de possuir. Não necessita de as possuir todas, mas apenas alguma ou algumas para ser nessa área o seu contributo.

As competências e mais valias são as seguintes:

  • Competência Prioritária: Experiência em Governança
  • Competência prioritária: Direitos Humanos
  • Competência prioritária: Equidade, Diversidade e Inclusão
  • Competência prioritária: Finanças
  • Competência Prioritária: Angariação de Fundos
  • Conhecimento institucional da Amnistia Internacional
  • Mais valias: Experiência em pensamento estratégico, planeamento, implementação e monitorização, e teoria da mudança;
  • Mais valias: Avaliação de risco organizacional. Incluindo risco financeiro, riscos de reputação; entre outros.
  • Mais valias: Crescimento e activismo
  • Mais valias: Experiência de trabalho, voluntariado e/ou participação em iniciativas lideradas por jovens e/ou com jovens
  • Mais valias: Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional
  • Mais valias: Medição e gestão do desempenho (incluindo abordagens, métodos e técnicas utilizados para a avaliação

 

Ser membro da Amnistia Internacional – Portugal é condição imprescindível para ser selecionado/a e participar no encontro. Se ainda não é, torne-se membro aqui.