25 Novembro 2010

A Amnistia Internacional (AI) junta-se de novo, e por todo o mundo, aos 16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género. Este ano o tema escolhido pela AI, centra-se sobre os Direitos Sexuais e Reprodutivos. A Amnistia escolheu trabalhar este tema como parte da sua campanha “Exija Dignidade”, que tem como objectivo contribuir para acabar com as violações de direitos humanos que perpetuam e aprofundam o índice global da pobreza.

Os direitos sexuais e reprodutivos são direitos humanos reconhecidos por tratados internacionais, padrões regionais, constituições nacionais entre outras. Como tal o respeito destes direitos é essencial para o alcance da Dignidade Humana e para o gozo de bem-estar físico, emocional, mental e social. O cumprimento destes direitos pode melhorar em larga escala a saúde, as relações pessoais e ajudar a alcançar a igualdade de género entre os seres humanos. Todas as pessoas devem usufruir dos seus direitos sexuais e reprodutivos livres de coerção, discriminação e violência.  
 

Assim, durante estes 16 Dias de Activismo, a Amnistia Internacional recomenda a todos os governos que mobilizem recursos e tomem os passos necessários para que todas as mulheres no mundo usufruam dos seus direitos à vida, a determinar o número de filhos que querem ter e a decidir o espaço de tempo entre o nascimento de cada um deles, e do direito a cuidados de saúde e assistência médica. E tudo isto sem sofrer discriminação.  

Os 16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género são uma oportunidade única para chamar a atenção internacional sobre a violência contra as mulheres e expor esta situação como uma violação dos direitos humanos. Apesar desta violação de direitos humanos tomar diversas formas e características, dependendo de contextos culturais e sociais, este é um problema existente à escala mundial.

 Junte-se a nós nestes 16 Dias de Activismo Contra a Violência de Género, participando nos apelos.

 

 

Artigos Relacionados