3 Julho 2009

(AÇÃO ENCERRADA)

A Amnistia Internacional vai ter disponível, nos próximos meses, uma webaction destinada à nova presidência da União Europeia, assumida pela Suécia a 1 de julho. Participe!

A 26 de junho assinalou-se o Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura e a Amnistia Internacional lembrou que existe uma disposição internacional que exige: “ninguém será submetido a tortura, nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes” (artigo 5.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos).

Mais de 60 anos passados desde que este compromisso foi assumido pelos Estados, e quando a Guerra ao Terrorismo tem trazido a público novos casos de tortura, a AI criou uma ação dirigida ao primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, uma vez que a 1 de julho a Suécia assumiu a Presidência da União Europeia.

O objetivo é pedir que a questão da tortura assuma uma maior preponderância nos próximos seis meses, contrariamente ao que tem acontecido nas anteriores presidências da União Europeia. Porque é preciso combater o terrorismo. Mas não podemos usar as mesmas armas que os terroristas.

Para participar, basta assinar a petição disponível online. Não fique de fora desta mobilização mundial!