1 Outubro 2010

Muitas mulheres e raparigas por todo o mundo sofrem os efeitos dos conflitos armados, ao serem consideradas como alvos directos, quando a violência sexual é deliberadamente utilizada como uma táctica de guerra. A violência sexual num conflito armado não é inevitável! Pode ser travada se existirem as ferramentas para tal. O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou a Resolução 1325, há dez anos atrás, onde exigia a participação das mulheres em todos os processos da manutenção da paz e na prevenção deste tipo de violência. Mas a implementação desta resolução tem sido bastante morosa.

 
Junte o seu nome a esta petiçãoe exija ao seu governo que leve a cabo três passos, que contribuam para a implementação da Resolução 1325:
 ·Julgar aqueles que ordenaram ou cometeram crimes de violência sexual e excluí-los do exército e das forças policiais após o fim do conflito em questão;
·Garantir que as Mulheres participam nas negociações de paz e nos processos de decisão pós-conflito;
· Aumentar o número de mulheres no exército e nas forças policiais e civis que contribuem para os esforços de manutenção de paz internacionais. 

Este ano é necessário o apoio público a esta questão! Assine esta petição até dia 21 de Outubro. Todas as assinaturas recolhidas até este dia serão entregues posteriormente ao Conselho de Segurança e ao Secretário-geral das Nações Unidas.     

Artigos Relacionados