6 Maio 2016

Além da realização da simulação da “Cimeira de Chefes de Estado” sobre os Refugiados, que se realizou no dia 2 de fevereiro, a Escola Dr. Serafim Leite em São João da Madeira promoveu mais uma ação de sensibilização sobre o tema em colaboração com a associação «Coragem Disponível», de apoio a imigrantes e refugiados. 
No dia 23 de fevereiro a escola recebeu dois refugiados sírios que relataram na primeira pessoa as suas dificuldades e preocupações, mas também os seus sonhos e aspirações.

Numa sessão, realizada no âmbito do projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos, onde participaram 150 alunos e 15 professores, os presentes tiveram oportunidade de conhecer a história de dois estudantes sírios que conseguiram bolsas para terminar os seus estudos em Portugal e na Alemanha, mas também ficaram a conhecer melhor a Síria, os seus belos monumentos e paisagens que têm vindo a ser destruídas pela guerra assim como o impacto do conflito na vida da população. 
 
Testemunhos a que ninguém ficou indiferente, como provam as palavras dos presentes na entrevista para o site da escola: “devemos aceitar os refugiados no nosso país, não tendo o pensamento de que se trata de pessoas más, porque, afinal, são iguais a nós”, disse António Eduardo. Gonçalo Cunha destacou a importância de “compreender a diferença entre refugiado e terrorista” e da melhor “compreensão das diferenças culturais entre Portugal e a Síria”. 
 

Artigos Relacionados