30 Novembro 2022

No Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, a Amnistia Internacional reiterou o seu apelo à ação global para acabar com o sistema de apartheid imposto com impunidade pelas autoridades israelitas contra os palestinianos.

Este sistema tornou-se crescentemente violento e opressivo ao longo do ultimo ano – na Cisjordânia, desde Janeiro as forças israelitas mataram 127 palestinianos e feriram outras centenas, tendo aumentado as agressões e a violência contra palestinianos por parte de colonos apoiado pelo Estado.

As autoridades israelitas intensificaram a detenção de palestinianos sem acusação ou julgamento, bem como os ataques contra organizações da sociedade civil palestiniana. Em Gaza, a ofensiva dos militares israelitas que decorreu em agosto exacerbou a terrível crise humanitária gerada pelo continuado bloqueio ilegal por parte de Israel.

“Apelamos aos nossos apoiantes em todo o mundo para que demonstrem a sua solidariedade manifestando-se, como puderem, para exigir o fim do apartheid de Israel”

Heba Morayef

“Hoje e todos os dias, a Amnistia Internacional está ao lado dos palestinianos na exigência dos seus direitos face aos ataques implacáveis de Israel. Apelamos aos nossos apoiantes em todo o mundo para que demonstrem a sua solidariedade manifestando-se, como puderem, para exigir o fim do apartheid de Israel”, disse Heba Morayef, diretora regional da Amnistia Internacional para o Médio Oriente e Norte de África.

“Com as violações por parte das autoridades israelitas a aumentarem e com a sociedade civil palestiniana sob um ataque sem precedentes, os palestinianos necessitam, hoje mais do que nunca, de apoio internacional. Instamos a comunidade internacional a suspender qualquer forma de apoio, seja direto ou indireto, através de ação ou inação, ao sistema de apartheid de Israel”.