Maratona de Cartas 2021 - Amnistia Internacional Portugal

ASSINATURAS QUE MUDAM VIDAS

Assinar Petições

O que é a Maratona

A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional.

Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas em todo o mundo para que atuem em defesa de pessoas e comunidades em risco.  Após a sua divulgação, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos e juntam-se ao nosso movimento.

A Maratona de Cartas 2021 irá decorrer em Portugal de 1 de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022.

De forma simples e rápida, é possível agir em defesa das cinco pessoas que precisam de si, inserindo os seus dados uma única vez. Basta selecionar os casos que pretende apoiar (idealmente os cinco) e preencher o formulário.

Em 2020, reunimos mais de 128.000 assinaturas em Portugal e mais de 4 milhões e meio em todo o mundo! Agora, chegou o momento de nos unirmos novamente e de agir para fazer a diferença. Contamos consigo?

Casos

Conheça em detalhe as histórias das cinco pessoas que precisam da sua ação.

Casos

Conheça em detalhe as histórias das cinco pessoas que precisam da sua ação.

Partilhe a Maratona de Cartas

Como Funciona a Maratona

A Amnistia Internacional seleciona um conjunto de pessoas ou comunidades em risco e é feito um rigoroso trabalho de investigação e acompanhamento desses casos.

Pessoas em todo o mundo assinam as petições online, organizam eventos, enviam mensagens de solidariedade, partilham informação nas redes sociais ou fazem donativos. Com estas ações, apoiam pessoas que são perseguidas, ameaçadas ou presas injustamente.

Todas as assinaturas e mensagens de solidariedade são entregues e a mudança acontece! Conseguimos a criação de leis mais justas, a libertação de pessoas injustamente presas, promover a defesa do ambiente e sensibilizar para os direitos humanos.

A Maratona nas escolas

A Maratona de Cartas é a oportunidade perfeita para abordar questões de direitos humanos no contexto escolar.

É possível organizar eventos, recolher assinaturas, escrever mensagens de solidariedade (ideal para os ativistas mais jovens), promover debates, entre outras possibilidades. Além disso, a escola que recolher mais assinaturas a nível nacional será palco de um evento exclusivo da Amnistia Internacional! Tudo o que precisam de saber par participar, aqui.

A Maratona nas escolas

Curso – O que é a Maratona de Cartas? Mensagens de solidariedade

Ativismo em imagens

Maratona nas empresas e espaços públicos

A Maratona de Cartas decorre, maioritariamente, através do ativismo digital e, por isso, a sua promoção pode decorrer em vários locais, inclusive no seu local de trabalho! Algumas ideias para promover a assinatura destes casos:

• Enviar um e-mail a toda a lista de contactos do seu local de trabalho, para que assinem os casos;
  • Promoção de um momento de ativismo num jantar de equipa;
  • Criação de uma banca de informação sobre este projeto, mobilizando mais pessoas a assinarem;
  • Solicitar uma sessão de educação para os direitos humanos (pode solicitar uma aqui);
  • Ação de teambuilding;
  • Enviar uma mensagem a todos os seus contactos para que assinem;

Para qualquer uma destas opções pode solicitar materiais de apoio (aqui), usar os vídeos de cada um dos casos (aqui), ou recorrer aos que disponibilizamos em formato digital, brevemente disponíveis para download.

Download – Kit Geral sobre a Maratona

Vitórias

Todos os anos registamos mudanças concretas como consequência destas ações durante a Maratona de Cartas. Consulte algumas das nossas vitórias mais recentes e confirme o poder da sua assinatura!

Vitórias