Unecebo Mboteni, de três anos, morreu após cair numa latrina no seu Jardim de Infância na África do Sul. Um ano depois, a sua família ainda não tem respostas. Exija que a investigação sobre a morte de Unecebo seja concluída rapidamente, que o resultado seja divulgado publicamente e que os responsáveis sejam levados à justiça.
Qual é o problema?
Nenhum pai ou mãe deveria ter de enterrar o seu filho porque o governo ignorou o seu direito básico à segurança. Em abril de 2024, Unecebo, de três anos, morreu após cair numa latrina no seu Jardim de Infância na África do Sul.
Esta tragédia poderia ter sido evitada. Desde 2018, outras duas crianças morreram após caírem em latrinas na província do Cabo Oriental, na África do Sul. No entanto, a perda destas jovens vidas não foi suficiente para garantir a erradicação de todas as latrinas nas escolas, incluindo Jardins de Infância.
Na África do Sul, a educação – e a segurança – de uma criança ainda depende do local onde nasceu, da sua riqueza e da cor da sua pele. Como disse o pai de Unecebo: «O meu filho morreu numa armadilha mortal criada para pessoas pobres».
Um ano depois, a família não recebeu qualquer comunicação da direção do Jardim de Infância ou do Departamento de Educação Básica sobre se a latrina em que o pequeno Unecebo caiu foi removida, muito menos sobre o andamento da investigação sobre a sua morte. Essa falta de informação é dolorosa e alarmante. Se a latrina ainda estiver em funcionamento, coloca a vida de outras crianças em risco. Em vez de respostas sobre como este trágico incidente aconteceu, a família de Unecebo foi recebida com silêncio – expondo a recusa das autoridades em prestar contas pelo seu fracasso em proteger o direito dele à vida.
Unecebo perdeu a vida num local onde deveria estar seguro. A sua família merece respostas.
O que pode fazer para ajudar?
Assine a petição e exija justiça para Unecebo Mboteni. Exija que a investigação sobre a morte de Unecebo seja rápida, as conclusões tornadas públicas e que os responsáveis respondam na justiça pelos seus atos. Peça ainda que as autoridades da África do Sul assegurem a retirada de todas as latrinas dos jardins de infância do país.
Texto da carta a enviar
Ex.ma Senhora
Escrevo-lhe para exigir justiça para Unecebo Mboteni. Em abril de 2024, Unecebo, de três anos, morreu após cair numa latrina no seu Jardim de Infância, na província do Cabo Oriental.
Mais de um ano depois, a família ainda não recebeu qualquer informação da creche “Little Champions Day Care Centre” ou do Departamento de Ensino Básico sobre se a latrina em que Unecebo caiu foi removida. Também lhes foi dito que a investigação pode demorar anos a ser concluída.
Exorto-a a garantir que a investigação sobre a morte de Unecebo seja acelerada, que o resultado seja divulgado publicamente e que os responsáveis respondam na justiça pelos seus atos. Peço ainda que assegure a retirada de todas as latrinas dos jardins de infância do país.
Atenciosamente,
Letter to Target
Dear Minister
I am writing to you to demand justice for Unecebo Mboteni. In April 2024, three-year-old Unecebo died after falling into a pit toilet at his pre-school in the Eastern Cape.
More than one year on and the family has had no word from the Little Champions Day Care Centre or the department about whether the pit toilet that Unecebo fell into has been removed. They were also told it could be years before the investigation is completed.
I urge you to ensure the investigation into Unecebo’s death is expedited, the outcome made public, and that those responsible are held accountable. I also demand that all pit toilets are removed from all pre schools in South Africa.
Yours sincerely