19 Fevereiro 2024

A Amnistia Internacional considerou esta segunda-feira que Israel tem de pôr termo à sua ocupação brutal de Gaza e da Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, que mantém desde 1967, numa altura em que se iniciam as audiências no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) para examinar as consequências jurídicas da ocupação prolongada de Israel.

As audiências públicas estão a decorrer em Haia, de 19 a 26 de fevereiro, depois de a Assembleia Geral da ONU ter adotado uma resolução em dezembro de 2022 para solicitar um parecer consultivo do TIJ sobre a legalidade das políticas e práticas de Israel nos Territórios Palestinianos Ocupados (TPO) e as consequências da conduta de Israel para outros Estados e para a ONU. Está prevista a participação de mais de 50 Estados, da União Africana, da Liga Árabe e da Organização de Cooperação Islâmica no processo.

“A ocupação da Palestina por Israel é a mais longa e uma das mais mortíferas ocupações militares do mundo. Durante décadas, caracterizou-se por violações generalizadas e sistemáticas dos direitos humanos contra os palestinianos. A ocupação também permitiu e consolidou o sistema de apartheid imposto por Israel aos palestinianos”, afirmou Agnès Callamard, Secretária-Geral da Amnistia Internacional.

Agnès Callamard

“O atual conflito que assola a Faixa de Gaza ocupada, onde o TIJ decidiu que existe um risco real e iminente de genocídio, pôs em evidência as consequências catastróficas de permitir que os crimes internacionais cometidos por Israel na OPT continuem impunes durante tanto tempo. O mundo tem de reconhecer que acabar com a ocupação ilegal de Israel é uma condição prévia para pôr termo às recorrentes violações dos direitos humanos em Israel e nos Territórios Palestinianos Ocupados”.

Ocupação “perpétua”

De acordo com o direito internacional humanitário, a ocupação de um território durante um conflito deve ser temporária. A potência ocupante é obrigada a administrar o território no interesse da população ocupada e a preservar, tanto quanto possível, a situação existente no início da ocupação, nomeadamente respeitando as leis em vigor e abstendo-se de introduzir alterações demográficas e de alterar a integridade territorial do território ocupado.

A ocupação de Israel não respeitou estes princípios básicos do direito internacional humanitário. A duração da ocupação israelita – mais de meio século -, associada à anexação oficial e ilegal das autoridades à Jerusalém Oriental ocupada e à anexação de facto de vastas áreas da Cisjordânia através da confiscação de terras e da expansão dos colonatos, constitui uma prova clara de que a intenção de Israel é que a ocupação seja permanente e em benefício da potência ocupante e dos seus próprios cidadãos.

A Faixa de Gaza continua ocupada mesmo após a retirada das forças israelitas e a remoção dos colonos em 2005, uma vez que Israel manteve o controlo efetivo sobre o território e a sua população, nomeadamente através do controlo das suas fronteiras, das águas territoriais, do espaço aéreo e do registo da população.

Durante 16 anos, a ocupação foi vivida em Gaza através do bloqueio ilegal de Israel, que restringiu severamente a circulação de pessoas e bens e devastou a economia de Gaza, e através de repetidos episódios de hostilidades que mataram e feriram milhares de civis e destruíram grande parte das infraestruturas e habitações de Gaza.

“Todos os Estados devem rever as suas relações com Israel para garantir que não estão a contribuir para manter a ocupação ou o sistema de apartheid. No momento em que os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus se reúnem hoje em Bruxelas, a necessidade de fazer um apelo claro e unido ao fim da ocupação de Israel nunca foi tão urgente”, afirmou Agnès Callamard.

Violações dos direitos humanos

Os palestinianos que vivem sob ocupação israelita estão sujeitos a violações dos direitos humanos, mantidas por um regime institucionalizado de dominação e opressão sistemáticas. As leis discriminatórias e repressivas, ostensivamente adotadas como parte da ocupação, mas que servem efetivamente os objetivos do sistema de apartheid israelita, fragmentaram e segregaram os palestinianos em todo o território do TPO, explorando ilegalmente os seus recursos, restringindo arbitrariamente os seus direitos e liberdades e controlando quase todos os aspetos das suas vidas.

Mesmo antes das últimas hostilidades, os palestinianos em Gaza tinham sido sujeitos a inúmeras ofensivas militares israelitas – pelo menos seis entre 2008 e 2023 – para além de um bloqueio terrestre, aéreo e marítimo duradouro, que ajudou a manter o controlo efetivo de Israel e a ocupação de Gaza. Durante essas ofensivas, a Amnistia Internacional documentou um padrão recorrente de ataques ilegais, que constituem crimes de guerra e mesmo crimes contra a humanidade, enquanto o bloqueio duradouro constitui um castigo coletivo, também um crime de guerra.

Na Cisjordânia, incluindo a Jerusalém Oriental ocupada, os palestinianos são regularmente confrontados com o uso excessivo da força, mortes ilícitas, detenções arbitrárias, detenções administrativas, deslocações forçadas, demolições de casas, confisco de terras e de recursos naturais e negação dos direitos e liberdades fundamentais. O sistema de encerramento a vários níveis de Israel, fortificado por vigilância em massa, barreiras físicas e restrições legais, incluindo um muro/cerca ilegal, centenas de pontos de controlo e bloqueios de estradas e um regime arbitrário de autorizações, tem restringido a liberdade de circulação dos palestinianos e perpetuado a sua privação de direitos.

Um dos exemplos mais emblemáticos do desrespeito absoluto do direito internacional por parte de Israel tem sido o estabelecimento e a disseminação incessante de colonatos israelitas em toda os TPO e a anexação ilegal da Jerusalém Oriental ocupada imediatamente após a guerra de 1967, que foi constitucionalmente consagrada em 1980. Atualmente, existem pelo menos 300 colonatos e postos avançados ilegais israelitas na Cisjordânia, incluindo na Jerusalém Oriental ocupada, com uma população de mais de 700 000 colonos israelitas.

“Há 56 anos que os palestinianos dos TPO vivem encurralados e oprimidos pela ocupação brutal de Israel, sujeitos a uma discriminação sistémica. Todos os aspetos da sua vida quotidiana são perturbados e controlados pelas autoridades israelitas, que impõem restrições ao seu direito de circular, ganhar a vida, perseguir aspirações educativas e profissionais e desfrutar de uma qualidade de vida decente, para além de os privar do acesso às suas terras e recursos naturais”, afirmou Agnès Callamard.

Sistema draconiano de controlo

O sistema draconiano de controlo de Israel sobre os TPO inclui uma vasta rede de postos de controlo militares, vedações/muros e bases e patrulhas militares, bem como uma série de ordens militares repressivas.

O controlo israelita das fronteiras dos TPO, do registo da população, do abastecimento de água, eletricidade, serviços de telecomunicações, da assistência humanitária e ao desenvolvimento e a imposição da sua moeda tiveram efeitos devastadores no desenvolvimento económico e social do povo palestiniano nos TPO.

Este controlo atingiu níveis de crueldade sem precedentes na Faixa de Gaza, onde Israel mantém um bloqueio ilegal há 16 anos, que foi ainda mais reforçado desde 9 de outubro de 2023. O bloqueio, associado às recorrentes operações militares de Israel, mergulhou a Faixa de Gaza numa das mais graves crises humanitárias e de direitos humanos dos tempos modernos.

Pôr fim à ocupação significaria restaurar os direitos dos palestinianos, levantando o bloqueio brutal a Gaza, desmantelando os colonatos israelitas na Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental, e revertendo a sua anexação ilegal. Permitiria que os palestinianos se deslocassem livremente nas zonas onde vivem e que as famílias separadas por diferentes estatutos legais de identificação – como a residência em Jerusalém e a Cisjordânia ou a Faixa de Gaza – se reunissem. Permitiria aliviar o sofrimento em massa e pôr termo às violações em larga escala dos direitos humanos.

Contribuiria igualmente para combater uma das causas profundas da violência recorrente e dos crimes de guerra contra os israelitas, ajudando assim a melhorar a proteção dos direitos humanos e a garantir a justiça e a reparação das vítimas de todas as partes.

Contexto

A 30 de dezembro de 2022, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/77/247, na qual solicitava ao Tribunal Internacional de Justiça um parecer consultivo sobre questões fundamentais relativas às consequências jurídicas decorrentes da ocupação prolongada, da colonização e da anexação do território palestiniano ocupado desde 1967, à forma como as políticas e práticas de Israel afetam o estatuto jurídico da ocupação e às consequências jurídicas que decorrem deste estatuto para todos os Estados e para a ONU.

Espera-se que o Tribunal emita o seu parecer consultivo ainda este ano. Durante seis décadas, a Amnistia Internacional tem documentado como as forças israelitas têm cometido graves violações dos direitos humanos nos TPO com impunidade.  Em 2022, a organização publicou o documento O apartheid de Israel contra os palestinianos: Sistema cruel de dominação e crime contra a humanidade, um relatório que destaca o papel arraigado que os militares de Israel e sua ocupação tiveram na perpetuação do sistema de apartheid. Muitas das conclusões e recomendações do relatório sublinham a necessidade urgente de pôr termo à ocupação de Israel para eliminar o ambiente que permite a prática de crimes contra a humanidade e de crimes de guerra.