1 Junho 2011

A banda U2 participou nas celebrações do 50º aniversário da Amnistia Internacional no Estádio Canad Inns em Winnipeg, no Canadá, no dia 29 de Maio de 2011.

Foi ao som da música “Walk On” que a banda recordou as origens da organização. Com uma caneca de cerveja na mão, o vocalista Bono fez um brinde no palco, com as seguintes palavras: “Esta noite é o 50º aniversário da Amnistia Internacional. Há cinquenta anos, a organização foi fundada devido à detenção de dois estudantes portugueses, presos por fazerem um brinde à liberdade… em sua honra, vamos fazer um brinde à liberdade esta noite. Juntem-se a nós para cantarmos os “Parabéns” à Amnistia Internacional.”

As 50.000 pessoas presentes na celebração, juntaram-se aos U2 numa versão empolgante dos “Parabéns”. Depois disso, surgiu uma mensagem impensável há apenas um ano.

A líder pro-democracia birmanesa, Aung San Suu Kyi, apareceu no ecrã sob o palco e através de uma mensagem de vídeo para a multidão, agradecendo à Amnistia Internacional e aos fãs dos U2 que fizeram campanha pela liberdade no seu país. “Não somos espectadores na nossa história, cada um de nós escreve uma história que é contada.. Eu vejo-o através do vosso apoio à Birmânia, através da  Amnistia Internacional.  Onde os direitos humanos básicos são negados ou as necessidades humanas básicas não são atendidas, a luta pode ser complicada, pode levar tempo.. mas se a exigirmos, a mudança chegará”, afirmou.

O concerto em Winnipeg foi o primeiro concerto dos U2 no Canadá no Tour U2 360°.

 

Artigos Relacionados