20 Maio 2015

É com a perspetiva de uma sala à pinha que se entra na reta final para a segunda edição do Curso de Verão de Direitos Humanos da Amnistia Internacional Portugal, que se realiza já esta terça-feira, 2 de junho. As inscrições estão fechadas dado o número elevado de interessados neste evento, que se centra nos direitos económicos e sociais, com particular destaque para as obrigações internacionais dos Estados na plena realização destes direitos humanos, e tendo como pano de fundo o mandato de Portugal como membro do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, iniciado em janeiro último, bem como a proteção de grupos vulneráveis.

Representantes de entidades afetas à União Europeia, investigadores da Amnistia Internacional, a Presidente do Conselho Português para os Refugiados (CPR), Teresa Tito de Morais, e Pedro Delgado Alves, entre outros docentes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), estão entre os oradores.

programa da edição deste ano do Curso de Verão de Direitos Humanos da Amnistia Internacional Portugal fecha com debate, sob o tema Responsabilidade dos Estados, crise económica e direitos económicos e sociais.

O Curso de Verão de Direitos Humanos resulta de um protocolo celebrado entre a Amnistia Internacional Portugal (AI Portugal), o Instituto Europeu (IE) e o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Este curso, que decorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, será gratuito e confere direito a certificado de presença.

Em 2014, o curso de verão de direitos humanos da AI Portugal, IE e IDEFF teve o título “Crise Económica: Crise de Direitos Humanos?”.