4 Setembro 2015

A Amnistia Internacional Portugal integra a PAR-Plataforma de Apoio aos Refugiados, rede formada por organizações da sociedade civil portuguesa que visa dar apoio aos refugiados na crise que se vive a nível global – a maior e mais grave desde a II Guerra Mundial – e, em particular, bem nas portas da Europa.

A PAR assume como sua missão promover uma cultura de acolhimento e apoio aos refugiados, tanto na sociedade portuguesa como nos países de origem e de trânsito.

A Amnistia Internacional trabalha intensamente e desde há vários anos as questões de refugiados nas vertentes de investigação e documentação no terreno, com especial enfoque recente nas linhas da frente da atual crise – Mediterrâneo e Balcãs Ocidentais –, assim como de pressão junto das instituições de poder ao mais alto nível, no âmbito nacional e internacional, e ainda de campanha, ativismo e de mobilização da opinião pública.

Desde março de 2014, aliás, que a Amnistia Internacional tem em curso a campanha “SOS Europa, as pessoas acima das fronteiras“, uma iniciativa de pressão a nível global para que a União Europeia mude as políticas de migração e asilo, no sentido de minorar os riscos de vida que refugiados e candidatos a asilo correm para chegarem à Europa, e garantir que estas pessoas são tratadas com dignidade à chegada às fronteiras europeias. Esta campanha tem uma petição, em que os líderes europeus são instados a porem as pessoas acima das fronteiras.

 

Artigos Relacionados