1 Junho 2012

No dia 31 de Maio a Assembleia recebeu dois vestidos elaborados com 2.000 pétalas de papel, contendo apelos de ativistas dos direitos humanos pelo fim da mutilação genital feminina (MGF).

Estes vestidos, elaborados pela artista plástica Adriana Bertini para a Campanha Fim à MGF, fazem parte de um conjunto de iniciativas – a Art for Action Tour – que decorrem em 4 países europeus (Chipre, Portugal, Itália e Bélgica) e pretendem associar a arte ao ativismo, mas também chamar a atenção dos decisores para a questão da MGF.

 

altA iniciativa contou com a presença da presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e Igualdade Teresa de Morais, da Vice-presidente da Assembleia da República Teresa Caeiro, de deputados que integram o Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento, outros deputados e deputadas que se quiseram juntar ao evento e da Amnistia Internacional Portugal e a Associação para o Planeamento da Família, parceiras portuguesas da Campanha Fim à MGF.

altA presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, inaugurou o livro de mensagens, expressando os votos do Parlamento por uma “luta incansável pelos direitos fundamentais, rompendo os círculos de silêncio em que se dá a violação da integridade física, psicológica e da dignidade de milhões de mulheres”.

O livro, onde todos os deputados e deputadas, podem deixar os seus comentários e votos sobre a MGF, ficará na Assembleia da República até 15 de Julho de 2012, juntamente com os vestidos que alertam para a necessidade de combater a prática da MGF.

Em Dezembro, os vestidos e o livro de mensagens serão apresentados no Parlamento Europeu, onde a Art for Action Tour encerrará, com a apresentação dos vestidos elaboradas para os quatro países mencionados.

Artigos Relacionados