9 Junho 2011

Com o objectivo de levar os jovens a reflectir criticamente sobre uma situação em que vários direitos e liberdades podem colidir uns com os outros, a Amnistia Internacional – Portugal e a Associação Internacional Intercultural Projects and Research, promovem o 1º Concurso Nacional Free2Choose (Portugal), um concurso de filmes/clips de vídeo dirigido a alunos dos vários níveis de ensino – do básico ao universitário.

A apresentação do concurso terá lugar no próximo dia 14 de Junho, às 11h00, nas instalações do Instituto Português da Juventude, na Rua de Moscavide, Lt 47 – 101, em Lisboa e contará com a presença de um representante da Anne Frank House (Holanda), que fará a ligação ao projecto “Aprender os Direitos Humanos: passado e presente” no qual se insere este 1º Concurso Nacional Free2Choose.
No mesmo espaço está patente a exposição “Anne Frank : uma história para hoje”, pertencente à Anne Frank House – Holanda onde se apresenta a história do Holocausto contada paralelamente à própria história de Anne Frank e sua família.

A entrada é livre.

Conheça aqui o programa de apresentação do concurso.
 

Mais informação sobre o projecto

Pretende-se com este concurso levar os jovens a reflectir criticamente sobre uma situação em que vários direitos e liberdades podem colidir uns com os outros, e perante esta situação dilemática deverão discutir a escolha a efectuar no sentido de respeitar a prevalência de uma sociedade democrática e justa.

Os clips a apresentar a concurso deverão reflectir uma destas situações dilemáticas, que seja relevante para o contexto português. Será dada preferência aos trabalhos que representem uma situação local/nacional.

O concurso decorrerá para três diferentes categorias de participantes: (i) alunos até ao 3.º ciclo de escolaridade inclusive e (ii) alunos do ensino secundário e (iii) alunos do ensino superior, durante o ano lectivo 2011/2012. O prazo de recepção de clips termina a 30 de Abril de 2012.

O regulamento do concurso será apresentado no dia 14 de Junho e em breve estará disponível neste website.

Free2Choose na Europa é um programa de debates criado pela Anne Frank House (Holanda) em colaboração com parceiros em 11 países Europeus. Inclui uma série de filmes (clips) nos quais são levantadas questões actuais relevantes nos vários países. Essas questões mostram claramente que por vezes liberdades e direitos podem colidir uns com os outros ou com a necessidade de proteger a democracia. Os filmes desafiam o espectador a pensar criticamente e a tomar posição.

Os dilemas do Free2Choose estão relacionados com direitos à liberdade, tais como a liberdade de expressão, liberdade de imprensa, liberdade de associação e manifestação. Um exemplo de um dos dilemas em Free2Choose é se um grupo de Neo-nazis em Berlim deve ser autorizado a manifestar-se em frente de uma sinagoga num Sabat, enquanto decorre o culto. Naturalmente muitos concordam que em todo o lado os cidadãos devem ser sempre livres de exprimir a sua opinião. Muitos também concordam que cada um deve poder expressar livremente a sua fé. Qual deverá prevalecer? Tem que haver cedências como preço a pagar para viver em democracia?

O objectivo do Free2Choose é estimular o espectador a pensar em como cada dilema em particular está relacionado com situações comparáveis na sociedade em que está inserido. Dilemas como este acontecem em todos os países. As pessoas podem ter opiniões diferentes, todas bem fundamentadas. Free2Choose não pretende fornecer soluções definitivas para os dilemas que apresenta. Free2Choose é uma forma de envolver activamente os cidadãos em importantes discussões sobre valores sociais. Trata-se de construir um fundo de conhecimento e reflexão crítica que permita aos jovens ter liberdade para escolher.
 

Exposição Anne Frank – uma história para hoje

A exposição “Anne Frank : uma história para hoje”, pertence à Anne Frank House – Holanda e apresenta a história do Holocausto contada paralelamente à própria história de Anne Frank e sua família. A exposição mostra-nos a justaposição entre a história de Anne Frank (de sua família e também dos outros ocupantes do “anexo secreto”) e dos eventos que conduziram Hitler e o Partido Nazi ao poder e que levaram às atrocidades da 2ª Guerra Mundial. Deixa-nos também um alerta para os perigos que, no nosso mundo de hoje, ainda nos assolam por meio dos crimes de guerra e das sucessivas violações dos Direitos Humanos.

Esta exposição está patente de 23 de Maio a 30 de Junho de 2011.

alt

Artigos Relacionados