2 Agosto 2013

A decisão da Rússia de conceder asilo temporário a Edward Snowden é um desenvolvimento positivo e deve permitir aos governos e à sociedade civil focarem-se na natureza extensa e na ilegalidade dos programas de vigilância do governo dos Estados Unidos da América.

“O drama destas cinco semanas que passaram desde que Snowden chegou à Rússia tirou a atenção da questão principal: como o sempre em expansão aparelho de segurança norte-americano usou tribunais secretos para levar a cabo invasões massivas, extensas e sistemáticas ao direito à privacidade das pessoas que vivem nos Estados Unidos da América”, disse Widney Brown, Diretora Sénior de Direito e Política Internacional na Amnistia Internacional.

A especialista, ressalva: “Não percamos de vista a razão por que Snowden foi forçado a pedir asilo na Rússia. Quando revelou o alcance total das ações do governo norte-americano, este retirou-lhe o passaporte e chamou-o criminoso”.

Acusações que não fazem sentido. “A liberdade de expressão – um direito humano fundamental – protege tudo o que se diga que revele provas credíveis de ter havido uma ação governamental ilegal. E segundo a lei internacional e a Quarta Emenda à Constituição norte-americana, as ações levadas a cabo pelo governo dos Estados Unidos da América são ilegais”.

Artigos Relacionados