24 Junho 2013

No dia em que as comunidades ciganas de Portugal assinalam aquele a que designam por Dia do Cigano (24 de junho), a secção portuguesa da Amnistia Internacional recorda a discriminação de que estas populações são alvo.

Emprego, ensino e habitação são áreas onde continua a registar-se uma grande diferença no acesso de pessoas ciganas e não ciganas, demonstrando a clara segregação destas comunidades. Mais na revista da Amnistia dedicada ao tema.

Uma realidade que se espera venha a ser combatida pela Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas aprovada este ano e pelo Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas, que hoje toma posse.

O Grupo irá acompanhar e analisar as iniciativas levadas a cabo em Portugal no âmbito da Estratégia Nacional, procurando que contribuam efetivamente para a inclusão das pessoas de etnia cigana. É composto por representantes dos vários ministérios, entidades públicas, organizações da sociedade civil e elementos das comunidades ciganas.