5 Janeiro 2016

A Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa é anfitriã esta semana de um ciclo de cinema sobre refugiados que culmina com um debate, a 7 de janeiro, em que participam a Plataforma de Apoio aos Refugiados, a Amnistia Internacional Portugal e o refugiado palestiniano Obai Radwan.

Os filmes em exibição neste ciclo são: “Le Havre” (2011, de Aki Kaurismäki), já esta terça-feira, 5 de janeiro, às 18h; o muito premiado filme de animação “Persepolis” (2007, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud), baseado na novela gráfica autobiográfica com o mesmo título, que segue a vida de uma rapariga de nove anos durante a Revolução Islâmica no Irão até à adolescência e a vida adulta na Europa, a ser exibido a 6 de janeiro às 18h; e ainda o documentário “A Requiem for Syrian Refugees” (2014, de Richard Wolf), filmado por um grupo de refugiados no campo de Kowergosk, no Curdistão iraquiano, que é mostrado a 7 de janeiro, às 15h.

Todos os filmes deste evento são exibidos no Anfiteatro III da Faculdade de Letras, onde tem lugar também o debate – com especial enfoque no fluxo de refugiados gerado pela guerra na Síria – que conta com a participação da coordenadora de Campanhas da Amnistia Internacional Portugal,Ana Monteiro.

A organização de direitos humanos tem desenvolvido um trabalho de investigação e documentação consolidado sobre a atual crise mundial de refugiados, que entende constituir um dos desafios que definem o século XXI, e ao qual a resposta da comunidade internacional tem sido um falhanço vergonhoso (na foto: campo de refugiados palestinianos em Yarmouk, na Síria). Para a Amnistia Internacional é necessária uma mudança radical na forma como o mundo trata os refugiados – em particular a “Fortaleza Europa” –, através da revisão extensa das políticas e práticas para criar uma estratégia global coerente e abrangente que respeite e cumpra o requerimento de asilo como direito humano.

 

A Amnistia Internacional tem em curso, desde 20 de março de 2014, a campanha “SOS Europa, as pessoas acima das fronteiras“, iniciativa de pressão global para que a União Europeia mude as políticas de migração e asilo, no sentido de minorar os riscos de vida que migrantes, refugiados e candidatos a asilo correm para chegar à Europa, e garantir que estas pessoas são tratadas com dignidade à chegada às fronteiras europeias. Dê força a esta mensagem: assine a petição.

 

Artigos Relacionados