9 Março 2009

No passado dia 8 de Março, a Amnistia Internacional realizou, na Fnac do Chiado, um encontro subordinado ao tema “A Violência Sobre a Mulher Associada à Pobreza”, que contou com a presença de vários oradores de associações ligadas aos direitos da mulher, nomeadamente, a Associação para o Planeamento da Família, o Instituto Marquês Valle de Flor e a Objectivos 2015 – Campanha do Milénio das Nações Unidas.

altO evento serviu também para promover dois documentários Elas da Favela e The Women of Kibera – relacionados com o tema do impacto da pobreza na condição feminina nas realidades brasileira e queniana. Estima-se que cerca de um terço das mulheres sejam vítimas de violência, em realidades em que as forças policiais, ao invés de actuarem como factor mitigador, operam como agentes de violência.

De acordo com a mensagem deixada neste encontro, a solução passará por maiores vontade política e motivação financeira, num quadro de maior participação das mulheres na política e na sociedade civil, em que o trabalho ainda é muito e deverá ser um processo contínuo. Os oradores aproveitaram, também, para lembrar que, tendo em conta a organização familiar actual, interceder para salvar uma mulher significa salvar todos aqueles que dela dependem. 

Artigos Relacionados