A Maratona de Cartas 23/24 já encerrou. A 23ª edição do maior evento de ativismo do mundo começa dia 1 de novembro de 2024.

O que é a maratona de cartas?

A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo.

Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes socias, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento.

E porque contamos com o seu ativismo na 23ª edição da Maratona de Cartas, brevemente disponibilizaremos toda a informação para que possa participar.

Se quiser saber mais sobre a Maratona de Cartas faça o CURSO ONLINE gratuito – O QUE É A MARATONA DE CARTAS?

Curso – O que é a Maratona de Cartas?

Como Funciona a Maratona

Com base num rigoroso trabalho de investigação, a Amnistia Internacional seleciona um conjunto de pessoas ou comunidades que se encontram em risco.

Em todo o mundo são recolhidas assinaturas online, são escritas mensagens de solidariedade, e são feitos donativos para apoiar as pessoas ou comunidades em risco.

Todas as assinaturas são entregues aos responsáveis políticos e as mensagens de solidariedades são enviadas às pessoas em risco.

A mudança acontece!

Casos

Entre 1 de novembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, foram recolhidas, em Portugal, 65.347 assinaturas e contamos já com mais de 2.000 mensagens de solidariedade para cada um dos casos.

Obrigada! A sua assinatura vai certamente mudar uma vida!

A Maratona nas escolas

A Maratona de Cartas é a oportunidade perfeita para abordar questões de direitos humanos no contexto escolar.

É possível organizar eventos, recolher assinaturas, escrever mensagens de solidariedade (ideal para os ativistas mais jovens), promover debates, entre outras possibilidades. Além disso, a escola que recolher mais assinaturas a nível nacional será palco de um evento exclusivo da Amnistia Internacional! Tudo o que precisam de saber para participar, aqui.

A Maratona na sua instituição

A Maratona de Cartas decorre, maioritariamente. através do ativismo digital e, por isso, a sua promoção pode decorrer em vários locais: empresas, centros de dia, grupos de jovens, organizações não governamentais, bibliotecas ou outros espaços públicos.

Algumas ideias para promover a assinatura destes casos:

• Afixar num espaço comum da sua instituição os cartazes que temos disponíveis na página de cada um dos casos, e apelar para que cada pessoa assine no momento;
  • Organizar uma recolha de assinaturas durante um evento;
  • Enviar um e-mail a todos os seus colegas para que assinem em defesa de cada um dos nossos casos;
  • Realizar eventos temáticos relativos a cada um dos casos, com a promoção da assinatura em defesa de cada um deles;
  • Promover a Maratona de Cartas e solicitar uma breve conversa ou sessão com a Amnistia Internacional.

Vitórias

Todos os anos registamos mudanças concretas como consequências destas ações durante a Maratona de Cartas: conseguimos a criação de leis mais justas, a libertação de pessoas injustamente presas, promover a defesa do ambiente e sensibilizar para os direitos humanos. Consulte algumas das nossas vitórias mais recentes e confirme o poder da sua assinatura!!

Ativismo em imagens

Partilhe a Maratona de Cartas