Şebnem tem ajudado milhares de pessoas no seu país natal, a Turquia, e em todo o mundo, defendendo a erradicação da tortura. Agora, ela precisa da nossa ajuda para se defender da hostilidade implacável das autoridades turcas.
Qual é o problema?
Em casa, a Professora Şebnem Korur Fincancı é uma fã de música clássica que adora gatos, gosta de cozinhar e de ouvir Beethoven. Mas para o mundo, ela é uma especialista em medicina forense reconhecida mundialmente, conhecida pelo seu trabalho para erradicar a tortura. Uma ativista incansável contra o uso da tortura, Şebnem sempre lutou pela proteção dos direitos humanos.
Durante a sua carreira de perita médica forense, Şebnem trabalhou com a ONU e a Organização Mundial de Saúde e, localmente, foi dirigente da Associação Médica Turca. Mas, nos últimos anos, as autoridades turcas perseguiram-na de forma implacável.
Depois de ter apelado a uma investigação sobre as alegações de que os militares turcos estavam a utilizar armas químicas no Iraque, foi condenada em janeiro de 2023 por alegadamente “fazer propaganda a favor de uma organização terrorista”. Está a recorrer da acusação, mas poderá ser condenada a uma pena de prisão se a condenação for confirmada, simplesmente por expressar as suas preocupações enquanto especialista.
O governo turco está a reprimir fortemente a liberdade de expressão, restringindo o trabalho crucial em matéria de direitos humanos de pessoas como Şebnem. Mas ela não se deixará desencorajar.
O que pode fazer para ajudar?
Assine a petição e diga às autoridades turcas para pararem imediatamente de assediar a Professora Şebnem.
Todas as assinaturas serão enviadas pela Amnistia Internacional.
Texto da carta a enviar
Ex.mo Senhor Ministro da Justiça da Turquia,
Apelo a V. Exa. para que garanta que o sistema de justiça penal não é utilizado indevidamente para assediar a perita em medicina forense Şebnem Korur Fincancı e que não são apresentadas outras acusações contra ela por defender os direitos humanos.
Şebnem foi sujeita a investigações criminais, detenções e processos infundados durante anos, numa tentativa de a silenciar e impedir o seu importante trabalho. Em janeiro de 2023, foi condenada por alegadamente “fazer propaganda a favor de uma organização terrorista”, depois de ter apelado a uma investigação sobre as alegações de que os militares turcos estavam a utilizar armas químicas no Iraque.
Apelar à erradicação da tortura nunca deve ser criminalizado.
Com os melhores cumprimentos,
Letter
Dear Minister,
I call on you to ensure the criminal justice system is not misused to harass forensic medicine expert Şebnem Korur Fincancı and no other charges are brought against her for defending human rights.
Şebnem has been subjected to baseless criminal investigations, detention and prosecutions for years, in a bid to silence her and stop her important work. In January 2023, she was convicted for allegedly “making propaganda for a terrorist organization” after she had called for an investigation into allegations that the Turkish military was using chemical weapons in Iraq.
Calling for the eradication of torture should never be criminalized.
Yours sincerely,