13 Dezembro 2011

No dia 10 de Dezembro de 2011, Dia Internacional dos Direitos Humanos, realizou-se no Largo do Camões, em Lisboa, às 19h, o evento “Acenda uma vela pelos Direitos Humanos”. Este evento decorreu no mesmo dia do Encontro Nacional de Activistas da Amnistia Internacional pelo que contou com a participação de membros e activistas de vários pontos do país.

O “Acenda uma vela pelos Direitos Humanos”, inserido nas comemorações dos 50 anos da Amnistia Internacional, teve como objectivo juntar as pessoas num momento de solidariedade para com os indivíduos e comunidades em risco adoptados este ano pela Amnistia Internacional na Maratona de Cartas. Através da luz das nossas velas iluminámos os rostos destas pessoas e chamámos a atenção para a sua situação, pedindo a todos os que passaram no Largo do Camões a sua assinatura que fará a diferença. Projectámos também um vídeo sobre a Maratona de Cartas na Igreja do Loreto e, até dia 17 de Dezembro, poderão ver também este vídeo na estação de metro Baixa-Chiado PT Bluestation.

Houve um grande ambiente de união e de solidariedade por todas as pessoas por quem e com quem trabalhamos, desde a activista de direitos humanos russa assassinada por causa do seu trabalho, todas as pessoas que sofrem no campo de detenção de prisioneiros políticos em Yodok na Coreia do Norte, as comunidades em risco de desalojamentos forçados de Port Harcourt na Nigéira, as duas mulheres violadas esquecidas pela justiça mexicana e o pai de uma família sudanesa preso sem julgamento na Arábia Saudita.

Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que participaram no evento “Acenda uma vela pelos Direitos Humanos” e que deram a sua assinatura na Maratona de Cartas que decorreu em simultâneo.

Os agradecimentos vão também para a PT, que autorizou a projecção do vídeo da Maratona de Cartas na estação de metro  Baixa-Chiado PT Bluestation e para a Sofia Lacerda, voluntária de Rede de Acção Jovem,  que fez o vídeo.

A todos um grande obrigado por terem contribuído para a sensibilização e acção das pessoas, neste Dia Internacional dos Direitos Humanos.

alt

 

 

 

Membros activistas da AI Portugal participando no “Acenda uma vela pelos Direitos Humanos” – Shine a Light

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados