Exposições, palestras, debates, calls-to-action, networking

PELA CORAGEM E PELOS DIREITOS HUMANOS!

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, a par com os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, vamos celebrar a coragem.

Venham celebrar connosco!

PRÉ-REGISTO E SUBSCRIÇÃO ↓

Sobre os eventos

Um jovem atravessa um continente sem saber o que vai encontrar, mas com a esperança de chegar a um local onde possa construir um futuro para ele e para a sua família.

Uma mulher lidera um movimento de ativistas na Turquia. Pelo seu trabalho de defesa dos direitos humanos, é presa durante 113 dias. Mas não fica em silêncio e continua a agir.

O que é comum nestas duas pessoas? A sua coragem!

E o facto de ambas serem presenças garantidas no Fórum da Coragem da Amnistia Internacional, que decorre de 7 a 9 de dezembro. Comemoramos assim os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Programa completo

7 de dezembro

DEBATE ABERTO “EU ACOLHO OS REFUGIADOS”

Muitas são as pessoas que dão opinião e julgam a forma como acolhemos os refugiados. Mas como será que o fazemos verdadeiramente? E será que é real a ideia de uma crise de refugiados? Que soluções há para acolher em segurança? Todas as dúvidas vão ser esclarecidas num debate com representantes governamentais, organizações de acolhimento e refugiados.

Programa para dia 07 de dezembro

Dia 08 de dezembro

ASSEMBLEIA GERAL

Membros da Amnistia Internacional reúnem-se para pensar o plano de atividades da organização para o próximo ano. É um evento exclusivo para membros.

Ver como participar

Como participar na assembleia geral da Amnistia Internacional Portugal

Os membros da Amnistia Internacional fazem parte de um movimento de mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo, que promove os direitos humanos e um mundo onde todas as pessoas têm o direito à justiça, à liberdade e à felicidade.

Se pretender participar na assembleia geral da Amnistia Internacional e ainda não for membro, pode fazer-se membro aqui ou no dia 7, na receção do Fórum da Coragem.

Dia 09 de dezembro

CIMEIRA DA CORAGEM NA DEFESA DE DIREITOS HUMANOS

Ativistas e defensores de direitos humanos de vários países do mundo vão estar em Portugal para dar o seu testemunho de coragem. Ao mesmo tempo decorre uma feira de direitos humanos.

Programa para dia 09 de dezembro

SINOPSE “ABECEDÁRIO DO MEDO”

PROGRAMA DETALHADO EM *.PDF

Inscrição

Quer receber todas as novidades em primeira mão, ou fazer já a sua inscrição?

O programa destes eventos está a ser atualizado e diariamente recebemos novidades e novas confirmações. Queremos dar-lhe essa informação em primeira mão.

Insira os seus dados no formulário em baixo e iremos enviar-lhe toda a informação e atualizações com regularidade.

Os eventos de dia 7 de dezembro e de dia 9 de dezembro são abertos ao público, mas se realizar aqui a sua pré-inscrição, receberá um ‘conjunto da coragem’, com um autocolante e uma pulseira, exclusivamente para si.

[INSCRÇÕES FECHADAS]

Guardar a data

Quer ter a certeza de que não se esquece destas datas? Ou ficar com os detalhes mais importantes no seu calendário?

Adicione o Fórum da Coragem ao seu calendário preferido. Para isso, basta utilizar um dos dois botões, consoante a sua preferência:

Perguntas Frequentes

O que é o “Fórum da Coragem”?
São três dias de eventos que pretendem celebrar os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Tem como tema central a CORAGEM, juntando as duas campanhas globais da Amnistia Internacional: “Eu Acolho” e “Brave

O que acontece nos 3 dias do Fórum?
O primeiro dia é dedicado à coragem dos refugiados, o segundo à coragem dos que se juntam à Amnistia Internacional para defender os direitos humanos e o terceiro dia à coragem de ser ativista e defensor de direitos humanos numa altura em que alguns países restringem as nossas liberdades e em que aumentam os discursos de ódio, de divisão e de medo.

Quem são os oradores?
A lista final de oradores está a ser ultimada. Neste momento podemos revelar a presença de organizações que em Portugal trabalham no acolhimento aos refugiados, testemunhos contados ao vivo, bem como a vinda de defensores de direitos humanos que estiveram presos ou são perseguidos nos seus países só porque são ativistas. Para ficar a par de todas as confirmações, em primeira mão, junte-se à mailing list do evento.

Não sei inglês. Haverá tradução dos testemunhos?
Sim. Há tradução simultânea para quem precisar.

Porque vale a pena ir?
Numa altura em que alguns querem erguer muros, espalhar o ódio e a xenofobia e quando circulam nas redes sociais muitas fake news, é fundamental mantermo-nos informados sobre o que verdadeiramente se passa no mundo e sobre o papel que todos podemos desempenhar, no nosso dia-a-dia, para o tornar melhor.

Posso ir só a um dos dias?
O “Fórum da Coragem” está aberto a todas as pessoas interessadas em falar sobre coragem e em saber mais sobre o mundo. Pode aparecer sempre que possa, mesmo que seja apenas num dos dias. A única restrição de entrada ocorre no dia 8 de dezembro, dia exclusivo para quem for membro (pode fazer-se membro no local, no dia 7 de dezembro).

Posso ir mesmo sendo menor?
O Fórum é para todas as idades.

Posso levar amigos?
Trazer familiares e amigos e o mundo agradece por ajudar a espalhar a mensagem.  Pedimos apenas que se inscrevam, sem qualquer custo, apesar da inscrição não ser obrigatória.

Qual é o horário do “Fórum da Coragem”?
O Fórum decorre das 10h00 às 18h00, na sexta-feira, dia 7 de dezembro, sábado, 8 de dezembro (dia exclusivo para membros), e domingo, 9 de dezembro.

Como faço para poder participar no dia 8 de dezembro também, no dia exclusivo a membros?
Os membros são pessoas que participam ativamente na vida da organização pensando, por exemplo, o plano de atividades anual, como vai ser discutido no dia 8 de dezembro. Pode tornar-se membro na receção do “Fórum da Coragem”, no dia anterior, 7 de dezembro, entre as 10h00 e as 18h00. Pode saber mais sobre ser membro da Amnistia Internacional Portugal aqui.

O Fórum é pago?
Não, a entrada no “Fórum da Coragem” é gratuita. A única restrição de entrada ocorre no dia 8 de dezembro, dia exclusivo para quem for membro (pode fazer-se membro no local, no dia 7 de dezembro).

Como faço para chegar ao Fórum?
O “Fórum da Coragem” decorre no Museu das Comunicações, da Fundação Portuguesa das Comunicações, na Rua do Instituto Industrial, n.º 16, em Lisboa. Pode ver o mapa da localização acima. Quem pretende chegar de Metro, deve sair na estação do Cais do Sodré (linha verde). De comboio da linha de Cascais a saída pode ser feita em Santos ou no Cais do Sodré. Autocarros: 28, 732, 706 e 760 (Av. 24 de Julho) | 714 (Lg. Conde Barão) | 727 (Av. D. Carlos I). Elétricos: 25 (Lg. Conde Barão) | 15 e 18 (Av. 24 de Julho). Há parques de estacionamento pagos nas imediações.

Tenho de me inscrever?
Não é obrigatório, mas todas as pessoas inscritas terão à sua espera na receção o “Kit da coragem”, com um autocolante e uma pulseira muitos especiais. A inscrição não acarreta nenhuma obrigatoriedade. Pode escolher inscrever-se já ou por enquanto apenas se manter informado sobre as novidades acerca do evento, aqui.

Vou poder acompanhar o evento online?
Não teremos forma de divulgar online todo o evento, mas haverá novidades sobre este assunto para os que estão inscritos na mailing list do evento. Inscreva-se aqui.

Sou jornalista e quero fazer algumas entrevistas e acompanhar o evento. Como funciona a acreditação?
Todos os jornalistas de órgãos de comunicação social devem contactar a nossa assessoria de imprensa para marcação de entrevistas ou acompanhamento do evento. Para isso, devem contactar através do email [email protected].

Quem está a organizar o Fórum?
O “Fórum da Coragem” é organizado pela Amnistia Internacional Portugal, uma organização não governamental que luta por um mundo onde todas as pessoas, de todos os países, possam ver os seus direitos mais básicos serem garantidos. Mais sobre nós aqui. Acompanhe o nosso trabalho nas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube.