18 Novembro 2015

O Grupo Local 24/Viana do Castelo da Amnistia Internacional organiza uma sessão de debate sobre a crise global de refugiados, integrada no programa da Semana da Tolerância, sexta-feira, 20 de novembro, sob o mote da campanha “As pessoas acima das fronteiras”.

Este evento conta com a participação do vice-presidente da Direção da Amnistia Internacional Portugal, Manuel Cunha, além de representantes da autarquia de Viana do Castelo, do Instituto de Segurança Social e também do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

A chamada a este debate organizado pelo Grupo de Viana do Castelo é para as 21h30 de sexta-feira, na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

O número de pessoas deslocadas no mundo devido a conflitos, a violência ou a perseguição está já perto dos 60 milhões, 19 milhões fora dos seus países de origem – no que constitui a mais grave crise global de refugiados desde a II Guerra Mundial.

Requerer asilo é um direito humano e ninguém deve morrer na tentativa de alcançar um refúgio seguro. A crise de refugiados é um dos desafios que definem o século XXI, mas a resposta da comunidade internacional tem sido um falhanço vergonhoso, da “Fortaleza Europa” às crises esquecidas em África e até ao desespero nas águas do sudeste asiático. A Amnistia Internacional bate-se por uma mudança radical na forma como o mundo trata os refugiados e por uma revisão profunda das políticas e das práticas com o objetivo de criar uma estratégia global coerente e abrangente.

A Amnistia Internacional tem em curso, desde 20 de março de 2014, a campanha “SOS Europa, as pessoas acima das fronteiras“, iniciativa de pressão global para que a União Europeia mude as políticas de migração e asilo, no sentido de minorar os riscos de vida que migrantes, refugiados e candidatos a asilo correm para chegar à Europa, e garantir que estas pessoas são tratadas com dignidade à chegada às fronteiras europeias. Dê força a esta mensagem: assine a petição.