30 Setembro 2015

O Grupo Local 6/Porto da Amnistia Internacional organiza um debate sobre a crise global de refugiados este sábado, 3 de outubro, para uma partilha de ideias e divulgação do trabalho que a organização de direitos humanos está a fazer no sentido de se encontrarem soluções para este drama que assola milhões de pessoas no mundo.

Esta sessão organizada pelo Grupo Local do Porto decorrerá a partir das 16h, na Rua de Santa Catarina, 730 – 2º andar, no Porto.

A par do que está a acontecer na Europa, com dezenas de milhares de pessoas em movimento, também noutras regiões do mundo há dezenas de milhares de pessoas que lutam por uma vida melhor migrando em condições deploráveis. A atual crise global de refugiados é a mais grave desde a II Guerra Mundial – existem 59,5 milhões de refugiados no mundo inteiro.

A Amnistia Internacional bate-se por uma mudança radical na forma como o mundo trata os refugiados e por uma revisão profunda das políticas e das práticas com o objetivo de criar uma estratégia global coerente e abrangente. Requerer asilo é um direito humano e ninguém deve morrer na tentativa de alcançar um refúgio seguro. A crise de refugiados é um dos desafios que definem o século XXI, mas a resposta da comunidade internacional tem sido um falhanço vergonhoso, da “Fortaleza Europa” às crises esquecidas em África e até ao desespero nas águas do sudeste asiático.

A Amnistia Internacional insta os países europeus a darem uma resposta coordenada e eficaz à crise de refugiados, assegurando que estas pessoas chegam ao território da Europa em segurança e que são recebidas com dignidade. De olhos postos nas próximas e importantes reuniões sobre refugiados no seio da União Europeia, com momento decisivo na cimeira de 15 de outubro, assine a petição em que se pede ao Governo português que tenha as necessidades e os interesses dos refugiados no topo das prioridades da agenda política e ajude a abrir a “Fortaleza Europa”.