10 Dezembro 2014

 

Dia Internacional dos Direitos Humanos

Vários grupos de ativistas da Amnistia Internacional Portugal estão este 10 de dezembro a celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos com uma série de ações, tertúlias, ciclos de debates e uma mobilização em força de recolha de assinaturas para a Maratona de Cartas, o maior evento global e anual de defesa dos direitos humanos. A celebração da Amnistia Internacional culmina esta quarta-feira à noite, com o concerto Live Freedom III, no Teatro Tivoli em Lisboa.

Pelas cidades a Norte, o Núcleo de Viseu da Amnistia Internacional organiza um ciclo de reflexão sobre direitos humanos na Escola Secundária Felismina Alcântara, em Mangualde, que corre de 9 até 11 de dezembro e onde são abordados os temas da violência doméstica, tráfico humano, pobreza e exclusão social. A quarta-feira é especialmente dedicada à Maratona de Cartas. Ainda promovida pelo grupo local de Viseu, é feita a tertúlia “STOP Violência pelos direitos humanos” no Edifício Multiusos de Nelas, a partir das 21h.

No Porto, o Grupo de Estudantes da Amnistia Internacional da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto promove a ação “Mercado Urbano”, a partir das 14h e aberta a toda a comunidade, em colaboração com os Estudantes Erasmus. Esta ação visa dar a conhecer a situação de direitos humanos, costumes e tradições de vários países e apadrinhar casos de indivíduos e grupos em risco em foco na Maratona de Cartas de 2014. À noite, a partir das 20h30, o grupo da FPCEUP une forças ao Núcleo do Porto da Amnistia Internacional no Teatro Rivoli para uma grande ação da Maratona de Cartas

Já o Grupo de Estudantes da Amnistia Internacional da Escola Secundária de Ermesinde vai ter em curso uma ação de recolha de assinaturas em defesa dos direitos humanos dos indivíduos e grupos em foco na Maratona de Cartas de 2014.

Em Coimbra, a Maratona de Cartas está também a mexer em força, pela mão do Núcleo de Coimbra da Amnistia Internacional, que promove uma ação de recolha de assinaturas no Átrio das Químicas da Universidade de Coimbra, entre as 11h30 e as 19h. Esta ação de mobilização estende-se durante a tarde também ao Centro de Estudos Sociais.

E em Lisboa, a Amnistia Internacional volta a fazer a música subir a palco numa grande festa de defesa dos direitos humanos, a marcar o auge da Maratona de Cartas de 2014: o concerto Live Freedom III, a partir das 21h30 do Teatro Tivoli BBVA, com as bandas Xutos & Pontapés e Linda Martini e apresentação do humorista Ricardo Araújo Pereira.

 

Artigos Relacionados