8 Março 2012

O Núcleo de Crianças de Vila Nova de Famalicão da Amnistia Internacional (AI) assinala na quinta-feira, 8 de Março, o Dia Internacional da Mulher com uma homenagem às “Mulheres Ativistas”. O café-concerto, na Casa das Artes, é o palco da homenagem com a promoção de uma tertúlia, a partir das 18h00.

O espaço acolhe também uma exposição documental, da autoria da AI, dedicada a um conjunto de mulheres, que se distinguiram na luta mundial pelos direitos humanos.

Entre as várias convidadas para a tertúlia estão Maria da Conceição Zagalo, membro fundador e atual presidente da direção do GRACE – Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial; Godelieve Meersschaert, psicóloga que foi condecorada em 2005 pela Presidência da República com a “Ordem de Mérito”, e recebeu, no mesmo ano, o prémio “Mulher Ativa “ da Edimpresa; e ainda Armando Borlido, da Direção da AI. O debate conta ainda com a presença de dois advogados famalicenses Joaquim Loureiro e Margarida Malvar, que se têm distinguido pela defesa de causas públicas.

A iniciativa que é promovida em conjunto com a autarquia famalicense, através do Gabinete do Património Cultural Imaterial, pretende, acima de tudo, mobilizar a comunidade famalicense para a reflexão sobre a realidade do que é ser mulher, hoje, em Portugal. O objetivo central das comemorações passa pela valorização do trabalho e do relevante papel social da mulher na sociedade portuguesa e na famalicense, em particular.

Artigos Relacionados