4 Maio 2015

O tema da liberdade de expressão dá tónica a um debate inserido no programa da 16ª edição da Mostra Cartoon Xira, esta terça-feira, 5 de maio, com a presença da Amnistia Internacional e no qual participa também o cartoonista português António, comissário da conceituada mostra de cartoons de Vila Franca de Xira.

À conversa vão estar Fernando Sousa, do Grupo Local 19/Sintra da Amnistia Internacional, e o jovem Eduardo Martins, de 15 anos e aluno do 10ºano da Escola Secundária Professor Reynaldo dos Santos, de Vila Franca de Xira, integrante do projeto Escola Amigas dos Direitos Humanos da Amnistia Internacional.

O evento inicia-se às 15h, no Celeiro Patriarcal – onde decorrem as exposições da Cartoon Xira, até 10 de maio – e conta ainda com a presença dos alunos de duas turmas de 8ºano, uma turma de 10º ano e uma turma de Vocacional.

A 16ª edição da Mostra Cartoon Xira, que reúne alguns dos mais conceituados cartoonistas portugueses, presta este ano uma homenagem particular à liberdade de expressão e às vítimas do ataque ao jornal satírico francês Charlie Hebdo.

Duas exposições reúnem cerca de 200 obras: “Cartoons do Ano 2014”, mostra coletiva sobre os acontecimentos sociais e políticos mais marcantes do ano passado, com trabalhos de António Antunes, José Bandeira, Carlos Brito, André Carrilho, Augusto Cid, Cristina Sampaio, Vasco Gargalo, António Jorge Gonçalves, António Maia e Henrique Monteiro, e “Reflexos”, uma retrospetiva do cartoonista polaco Pavel Kuczynski, que abarca temas da guerra à fome e à ecologia.

 

 

Artigos Relacionados