ASSINATURAS QUE MUDAM VIDAS

Todos os anos enviamos centenas de milhares de cartas e assinaturas em defesa de pessoas em risco. E, todos os anos, uma mudança positiva e um impacto real acontece devido a essas ações.

A Maratona de Cartas é o exemplo de que juntos e juntas conseguimos fazer a mudança acontecer. Juntos e juntas conseguimos vencer.

Casos da maratona 2019

Inspirados pela juventude que atualmente mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo, selecionamos 5 casos que ilustram os desafios que enfrentam. Jovens que, apesar das adversidades, não aceitam cruzar os braços.

Os e as líderes de amanhã já chegaram, e é altura de lhes mostramos todo o nosso apoio.

Sarah Mardini e Seán Binder | Grécia

Sarah e Seán foram dois dos voluntários que salvaram vidas na Grécia. O seu trabalho era encontrar barcos em apuros no mar e prestar os primeiros socorros a quem vinha neles. Estavam longe de imaginar que poderiam ser condenados a 25 anos de prisão por isso mesmo.

José Adrián | México

José Adrián tinha apenas 14 anos quando foi detido pela polícia sem qualquer explicação. Penduraram-no no teto com algemas e espancaram-no, libertando-o só depois dos pais pagarem uma multa e o arranjo da viatura policial. É urgente que seja feita justiça.

Magai Matiop Ngong | Sudão do SUL

Magai Matiop Ngong foi condenado à morte no Sudão do Sul, quando tinha apenas 15 anos, por algo que não passou de um trágico acidente. Esta condenação viola não só as leis do país como os princípios do Direito Internacional: nenhuma criança pode ser condenada à morte.

Yasaman Arayani | Irão

Yasaman e a sua mãe sonham com o dia em que as mulheres vão poder vestir o que quiserem no Irão. Por terem passado essa mensagem a outras mulheres enquanto lhes distribuíam flores sem o véu obrigatório no cabelo, foram ambas condenadas a 16 anos de prisão.

Marinel Ubaldo | Filipinas

Marinel é uma corajosa ativista ambiental que, após ter sobrevivido a um mortífero tufão nas Filipinas, não vai parar até que o governo do seu país apoie os milhares de pessoas que ainda permanecem sem água, eletricidade e habitação adequada. Estamos com ela.

ASSINAR TODOS OS CASOS

O que é a Maratona de Cartas?

É o maior evento de ativismo da Amnistia Internacional e decorre todos os anos, por norma, no último trimestre.

Com a Maratona sensibilizamos para um conjunto de casos selecionados, o que poderá resultar numa melhoria das condições de vida para os defensores de direitos humanos.

Em 2018/19 conseguimos enviar 348 824 assinaturas de Portugal! Todas estas assinaturas foram enviadas, tendo-se  contabilizado quase 6 milhões de apelos, oriundos de cerca de 70 países diferentes.

“Aqui estou perante vocês LIVRE das minhas correntes, emocionado com a vossa perseverança e solidariedade, e acima de tudo, fascinado com o vosso amor e generosidade. Muito obrigado!”

Eskinder Nega, jornalista e prisioneiro de consciência etíope

Porquê participar na Maratona de Cartas?

Um pouco por todo o mundo, a liberdade para nos manifestarmos contra a injustiça, a liberdade para vivemos em terras que nos pertencem há gerações, a liberdade para defendermos o ambiente ou para nos manifestarmos contra a discriminação encontra-se ameaçada. As nossas cartas, as nossas palavras e ações irão fazer pressão para que que as autoridades atuem imediatamente e para que todos os que abusam de direitos humanos sejam apresentados à justiça.

Como participar?

Fique atento/a! Todos os anos, perto do mês de outubro começamos a divulgar informações sobre a Maratona. Nesse momento, terá apenas de nos fazer chegar o seu interesse em participar.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar. Disponibilizamos toda a informação sobre os casos para que todas as assinaturas sejam feitas com total conhecimento do caso em questão. Todos os anos contamos com a participação de milhares de pessoas que, em Portugal e no mundo, atuam. Desde escolas a empresas, desde universidades a jantares de família, desde cafés, museus ou à espera dos transportes, qualquer lugar é perfeito para que se assine uma carta ou petição.

A quem escrevemos?

Todos os anos, pedimos que escrevam às autoridades dos países avisados para que a mudança ocorra. Além disso, apelamos também à escrita de mensagens de solidariedade para que todos aqueles que apoiamos saibam que não estão sozinhos.

E depois?

Todas as cartas e assinaturas são contabilizadas e organizadas pela Amnistia Internacional, quer tenha participado de forma online ou de forma offline (em papel). No final da campanha, todas as cartas serão enviadas pela Amnistia, para os respetivos alvos e sem quaisquer custos para quem participa.

Em alguns casos, esses envios das cartas são acompanhados por uma reunião na Embaixada do país visado.

Funciona?

Sim! Todos os anos registamos mudanças concretas como consequência das cartas e ações: as pessoas injustamente presas são libertadas, os torturadores são levados à justiça,  as pessoas detidas são tratadas de forma mais humana, entre outras possibilidades. Pode consultar algumas das nossas vitórias aqui.

Quero agradecer-vos, humildemente e de coração cheio, pelo vosso apoio inabalável. Mais de um milhão de vocês disse a uma única voz que a verdade importa. A minha gratidão está para lá de qualquer expressão possível. (…)  Amigos, não se enganem: há injustiça neste mundo, mas não irá durar para sempre. Faremos questão disso.”

Edward Snowden, whistleblower que denunciou as agências de serviços secretos norte-americanas e britânicas por monitorizar os telefonemas e as atividades na internet de milhões de pessoas do mundo inteiro

Pedido de material

Exemplo dos materiais que fazem parte do conjunto a enviar: lanternas, cartões explicativos, autocolantes e pulseiras.

Todos os anos nos chegam imagens e relatos das dezenas de eventos de recolhas de assinaturas que decorrem em todo o país. Desde escolas a empresas, desde universidades a jantares de amigos, desde lares a festas de aniversário, em qualquer lugar ou ocasião é possível recolher assinaturas para a Maratona de Cartas.

Apesar de, este ano, ser apenas necessário um telemóvel com acesso à internet, não queremos que estes eventos percam a sua identidade. Assim, disponibilizamos alguns materiais para envio: posters, cartões com breves explicações sobre os casos, autocolantes, pulseiras e lanternas decorativas.

Faça o seu pedido, faremos com que chegue até si.

FAZER PEDIDO DE MATERIAL

Sucessos

A Maratona de Cartas cresce todos os anos e a edição de 2018/19 contou com um total de 5 912 113 apelos enviados. Todos os anos registamos desenvolvimentos positivos nos casos que selecionamos, sejam através da libertação de alguém que foi injustamente detido, com a implementação de leis ou com o fim das perseguições a alguém que simplesmente exigia justiça.

Conhecer as histórias de sucesso da edição de 2018/19

RECURSOS