ASSINATURAS QUE MUDAM VIDAS

Assinar Petições

 

O que é a maratona de cartas?

 

A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional em todo o mundo.

Nos últimos meses de cada ano, mobilizamos milhões de pessoas para que atuem em defesa de pessoas e comunidades que veem os seus direitos humanos violados. Após a divulgação dos casos, milhões de pessoas aceitam fazer frente à injustiça e contribuir para um mundo mais justo: assinam petições, escrevem cartas, organizam eventos, partilham informação nas redes socias, fazem donativos e juntam-se ao nosso movimento.

A Maratona de Cartas 2023 irá decorrer em Portugal de 1 de novembro de 2023 até 31 de janeiro de 2024.

Se quiser saber mais sobre a Maratona de Cartas faça o CURSO ONLINE gratuito – O QUE É A MARATONA DE CARTAS?

Curso – O que é a Maratona de Cartas?

 


 

Como Funciona a Maratona

Com base num rigoroso trabalho de investigação, a Amnistia Internacional seleciona um conjunto de pessoas ou comunidades que se encontram em risco.

Em todo o mundo são recolhidas assinaturas online, são escritas mensagens de solidariedade, e são feitos donativos para apoiar as pessoas ou comunidades em risco.

Todas as assinaturas são entregues aos responsáveis políticos e as mensagens de solidariedades são enviadas às pessoas em risco.

 

 

 

A mudança acontece!

 


 

De forma simples e rápida, é possível agir em defesa dos cinco casos que precisam de si, inserindo os seus dados numa única vez! Basta selecionar os casos que pretende apoiar (idealmente os cinco) e preencher o formulário.

Em 2022, reunimos mais de 111 000 assinaturas em Portugal e mais de 5 milhões em todo o mundo! Agora chegou o momento de nos unirmos novamente e de agir para fazer a diferença. Contamos consigo?

 

 

Casos

Conheça em detalhe as cinco histórias que precisam da sua ação.

Mensagens de Solidariedade

ESTAS PESSOAS PRECISAM DE SI!

A Maratona de Cartas é o maior evento de direitos humanos organizado pela Amnistia Internacional. Este ano, contamos consigo para apoiarmos cinco casos muito especiais: Ahmed Mansoor, Ana Maria Santos Cruz, Maung Sawyeddollah, Thapelo Mohapi e o movimento AbM e Uncle Pabai e Uncle Paul.

Saber que não estamos sozinhos ou que não fomos esquecidos tem uma força imensa. Por isso, escreva a sua mensagem de solidariedade para estas pessoas! Todas as mensagens serão enviadas pela Amnistia Internacional.

“A Amnistia Internacional deu-me a esperança da liberdade e, agora, estou livre. Estou com a minha família, com as minhas filhas e com a minha parceira. A minha mãe até chorou de felicidade quando me viu livre! Obrigado a cada um de vocês, obrigado a cada um que agiu em minha defesa.” Bernardo Caal Xol, ativista ambiental na Guatemala, e um dos casos da Maratona de Cartas de 2021

 

Se quiser fazer um postal ou um desenho, envie-nos por correio que faremos chegar aos destinatários:

Amnistia Internacional Portugal

Maratona de Cartas 23/24

Rua dos Remolares, nº7 2º Esq.

1200-370 Lisboa

Em alternativa pode digitalizar e enviar para [email protected]

 

 

 

 


 

A Maratona nas escolas

 

A Maratona de Cartas é a oportunidade perfeita para abordar questões de direitos humanos no contexto escolar.

É possível organizar eventos, recolher assinaturas, escrever mensagens de solidariedade (ideal para os ativistas mais jovens), promover debates, entre outras possibilidades. Além disso, a escola que recolher mais assinaturas a nível nacional será palco de um evento exclusivo da Amnistia Internacional! Tudo o que precisam de saber para participar, aqui.

Veja os videos no Youtube – Brevemente disponível

 

 


 

A Maratona na sua instituição

 

A Maratona de Cartas decorre, maioritariamente. através do ativismo digital e, por isso, a sua promoção pode decorrer em vários locais: empresas, centros de dia, grupos de jovens, organizações não governamentais, bibliotecas ou outros espaços públicos.


Algumas ideias para promover a assinatura destes casos:

  • Afixar num espaço comum da sua instituição os cartazes que temos disponíveis na página de cada um dos casos, e apelar para que cada pessoa assine no momento;
  • Organizar uma recolha de assinaturas durante um evento;
  • Enviar um e-mail a todos os seus colegas para que assinem em defesa de cada um dos nossos casos;
  • Realizar eventos temáticos relativos a cada um dos casos, com a promoção da assinatura em defesa de cada um deles;
  • Promover a Maratona de Cartas e solicitar uma breve conversa ou sessão com a Amnistia Internacional.

 

 


 

Vitórias

Todos os anos registamos mudanças concretas como consequências destas ações durante a Maratona de Cartas: conseguimos a criação de leis mais justas, a libertação de pessoas injustamente presas, promover a defesa do ambiente e sensibilizar para os direitos humanos. Consulte algumas das nossas vitórias mais recentes e confirme o poder da sua assinatura!!

 

 


 

Ativismo em imagens

 


 

Partilhe a Maratona de Cartas