Maratona de cartas: o maior evento de direitos humanos do mundo

ASSINATURAS QUE MUDAM VIDAS

Todos os anos enviamos centenas de milhares de cartas e assinaturas em defesa de pessoas em risco. E, todos os anos, uma mudança positiva e um impacto real acontece devido a essas ações.

A Maratona de Cartas é o exemplo de que juntos e juntas conseguimos alcançar a mudança.

Juntos e juntas conseguimos vencer.

O que é a Maratona de Cartas?

É o maior evento de ativismo do mundo, organizado pela Amnistia Internacional.

Com a Maratona de Cartas, o mundo inteiro atua em defesa de um conjunto de casos selecionados e esse movimento global permite, muitas vezes, mudarmos as vidas dessas pessoas. Resistimos juntos. Vencemos juntos.

Estamos neste momento a fechar os números da participação na edição de 2020/21 mas, até lá, recordamos tudo o que já alcançámos: em 2019/20, naquela que foi a primeira edição da Maratona de Cartas inteiramente digital organizada pela Amnistia em Portugal, entregámos às autoridades 133 944 assinaturas vindas de Portugal! As assinaturas foram recolhidas de forma online e posteriormente impressas e entregues às respetivas autoridades. Com esta nova metodologia, foi possível evitar a impressão de quase 100 000 folhas de papel.

Em 2019, a nível mundial, a Maratona de Cartas atingiu um novo valor recorde, com mais de 6,5 milhões de assinaturas.

“Aqui estou perante vocês LIVRE das minhas correntes, emocionado com a vossa perseverança e solidariedade, e acima de tudo, fascinado com o vosso amor e generosidade. Muito obrigado!”

Eskinder Nega, jornalista e prisioneiro de consciência etíope

Porquê participar na Maratona de Cartas?

Um pouco por todo o mundo, a liberdade para nos manifestarmos contra a injustiça, a liberdade para vivemos em terras que nos pertencem há gerações, a liberdade para defendermos o ambiente ou para nos manifestarmos contra a discriminação encontra-se ameaçada. As nossas palavras e ações irão fazer pressão para que as autoridades atuem imediatamente e para que todos os que abusam de direitos humanos sejam apresentados à justiça.

Como participar?

Assine as petições que encontra nesta página e ajude a divulgar. Pode ainda escrever cartas de solidariedade, organizar uma recolha de assinaturas e partilhar nas redes sociais.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar, em diferentes modalidades. Todos os anos contamos com a participação de milhares de pessoas que, em Portugal e no mundo, atuam assinando uma petição, escrevendo uma carta de solidariedade e divulgando informação sobre os casos.

Para quem vão as assinaturas e as cartas de solidariedade?

Todos os casos têm um objetivo muito concreto, pelo que as assinaturas nas petições são enviadas às autoridades dos países visados para que a mudança ocorra. Já as mensagens de solidariedade são enviadas diretamente para os casos que acompanhamos, para que saibam que não estão sozinhos.

E depois?

Todas as assinaturas são contabilizadas e organizadas pela Amnistia Internacional. No final do projeto, todas são entregues aos respetivos destinatários, seja através de ações concertadas a nível internacional ou através de reuniões nas Embaixadas de cada um dos países visados.

Funciona?

Sim! Todos os anos registamos mudanças concretas como consequência destas ações: as pessoas injustamente presas são libertadas, os torturadores são levados à justiça,  as pessoas detidas são tratadas de forma mais humana, entre outras possibilidades. Pode consultar algumas das nossas vitórias aqui.

Sucessos

Todos os anos registamos desenvolvimentos positivos nos casos que selecionamos, seja através da libertação de alguém que foi injustamente detido, com a implementação de leis ou com o fim das perseguições a alguém que simplesmente exigia justiça.

Pode conhecer as vitórias que alcançámos em conjunto nesta página ou consultando o relatório internacional sobre o impacto da Maratona de Cartas 2020/21.

Testemunhos

“Iremos continuar a participar na Maratona por considerarmos que através dela  podemos ajudar a fazer a diferença.”

“Não desistam da Maratona de Cartas. Um trabalho fundamental tão necessário. Obrigado.”

“Parabéns por estas excelente iniciativa! Da nossa parte, para o ano cá estaremos a participar novamente.”

Maratona de Cartas – Um breve guia

Se quiser/em saber mais sobre este evento de ativismo, preparámos um pequeno curso.

O curso é feito online e pode ser feito ao seu ritmo, quando e onde puder.

MARATONA DE CARTAS – CURSO ONLINE