Maratona de cartas: o maior evento de direitos humanos do mundo

ASSINATURAS QUE MUDAM VIDAS

Todos os anos enviamos centenas de milhares de cartas e assinaturas em defesa de pessoas em risco. E, todos os anos, uma mudança positiva e um impacto real acontece devido a essas ações.

A Maratona de Cartas é o exemplo de que juntos e juntas conseguimos fazer a mudança. Juntos e juntas conseguimos vencer.

O que é a Maratona de Cartas?

É o maior evento de ativismo da Amnistia Internacional.

Com a Maratona sensibilizamos para um conjunto de casos selecionados, o que poderá resultar numa melhoria das condições de vida para os defensores de direitos humanos.

Em 2019/20, naquela que foi a primeira edição inteiramente digital organizada pela Amnistia em Portugal, enviámos conseguimos enviar 133 944 assinaturas de Portugal! As assinaturas foram recolhidas de forma online e posteriormente impressas e entregues às respetivas autoridades, com esta nova metodologia foi possível eivtar a impressão de quase 100 000 folhas de papel. A contagem global de assinaturas atingiu um novo valor recorde, com mais de seis milhões e meio.

“Aqui estou perante vocês LIVRE das minhas correntes, emocionado com a vossa perseverança e solidariedade, e acima de tudo, fascinado com o vosso amor e generosidade. Muito obrigado!”

Eskinder Nega, jornalista e prisioneiro de consciência etíope

Porquê participar na Maratona de Cartas?

Um pouco por todo o mundo, a liberdade para nos manifestarmos contra a injustiça, a liberdade para vivemos em terras que nos pertencem há gerações, a liberdade para defendermos o ambiente ou para nos manifestarmos contra a discriminação encontra-se ameaçada. As nossas palavras e ações irão fazer pressão para que que as autoridades atuem imediatamente e para que todos os que abusam de direitos humanos sejam apresentados à justiça.

Como participar?

Fique atento/a! Todos os anos, perto do último trimestre, começamos a divulgar informações sobre a Maratona. Nesse momento, terá apenas de nos fazer chegar o seu interesse em participar.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar, em diferentes modalidades. Todos os anos contamos com a participação de milhares de pessoas que, em Portugal e no mundo, atuam assinando uma petição, escrevendo uma carta de solidariedade e divulgando informação sobre os casos. Desde escolas a empresas, desde universidades a jantares de família, cafés, museus ou à espera dos transportes, qualquer lugar é perfeito para que assine uma petição online ou escreva a sua carta de solidariedade.

Para quem vão as assinaturas e as cartas de solidariedade?

Todos os casos têm um objetivo muito concreto, pelo que as assinaturas nas petições são enviadas às autoridades dos países avisados para que a mudança ocorra. Já as mensagens de solidariedade são enviadas diretamente para os casos que acompanhamos, para que saibam que não estão sozinhos.

E depois?

Todas as assinaturas são contabilizadas e organizadas pela Amnistia Internacional. No final do projeto, todas são entregues aos respetivos destinatários, seja através de ações concertadas a nível internacional ou através de reuniões nas Embaixadas de cada um dos países visados.

Funciona?

Sim! Todos os anos registamos mudanças concretas como consequência destas ações: as pessoas injustamente presas são libertadas, os torturadores são levados à justiça,  as pessoas detidas são tratadas de forma mais humana, entre outras possibilidades. Pode consultar algumas das nossas vitórias aqui.

“Quero agradecer-vos, humildemente e de coração cheio, pelo vosso apoio inabalável. Mais de um milhão de vocês disse a uma única voz que a verdade importa. A minha gratidão está para lá de qualquer expressão possível. (…)  Amigos, não se enganem: há injustiça neste mundo, mas não irá durar para sempre. Faremos questão disso.”

Edward Snowden, whistleblower que denunciou as agências de serviços secretos norte-americanas e britânicas por monitorizar os telefonemas e as atividades na internet de milhões de pessoas do mundo inteiro.

© Postais de solidariedade do Agrupamento de Escolas de João Araújo Correia

© Postais de solidariedade do Agrupamento de Escolas de João Araújo Correia

Sucessos

Todos os anos registamos desenvolvimentos positivos nos casos que selecionamos, sejam através da libertação de alguém que foi injustamente detido, com a implementação de leis ou com o fim das perseguições a alguém que simplesmente exigia justiça.

Pode conhecer mais detalhes de algumas das nossas histórias clicando em cada uma das imagens seguintes, nas vitórias que alcançamos em conjunto ou consultando o mais recente relatório internacional sobre a edição da Maratona de Cartas 2019/20.

chevron-right chevron-left