3 Julho 2015

É com um programa de sessões especialmente direcionadas para as crianças que o Núcleo de Viseu da Amnistia Internacional Portugal participa no festival de artes Jardins Efémeros, entre 3 e 12 de julho, e que nesta quinta edição tem a luz da cidade como tema.

As oficinas de direitos humanos organizadas pelo Núcleo de Viseu da AI neste festival vão decorrer integradas no projeto Casa do Sonho, a 4, 5, 10 e 11 de julho, numa abordagem lúdica da formação sobre as liberdades e direitos fundamentais, dando continuidade nesta ação também ao trabalho desenvolvido pelo núcleo nas escolas do distrito no âmbito da Educação para os Direitos Humanos.

O Jardins Efémeros é um festival multidisciplinar, um dos maiores eventos artísticos e culturais que ocorre anualmente em Viseu e tem nesta edição de 2015 pela primeira vez uma programação pensada para as crianças.

O Núcleo de Viseu da AI Portugal vai pôr a mexer durante o festival duas oficinas temáticas, ambas na Casa do Sonho: “A ler e pintar com os direitos humanos” (quatro sessões, de uma hora cada, com público alvo dos três aos seis anos) e “Os direitos humanos saem à rua” (também quatro sessões, de uma hora cada, e com público alvo dos sete aos 12 anos).

Nestas oficinas, a descoberta faz-se com ponto de partida na pergunta “Sabes quais são os teus direitos?”, possibilitando às crianças participantes que expressem livremente as suas ideias e consolidem o conhecimento sobre os direitos humanos. Haverá leitura, visionamento de vídeos, dinâmicas de grupo e atividades de colorir e de expressão gráfica com a criação de um mural.

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados