2 Outubro 2012

Children of the Jaguar, um documentário filmado e coproduzido pela Amnistia Interancional e a comunidade Sarayuku sobre a batalha legal deste povo indígena contra o Estado do Equador no Tribunal Interamericano de Direitos Humanos por permitir a exploração de petróleo nas suas terras a estrangeiros sem o seu consentimento, ganhou o prémio de melhor documentário no prestigiado All Roads Film Project 2012 da National Geographic.

“Não estávamos à espera deste prémio. Continuaremos a candidatar-nos a festivais de cinema como maneira de fazer a nossa história chegar a uma audiência mais vasta”, afirma o realizador Sarayuku, Eriberto Gualinga, que recebeu o prémio em nome da comunidade.

Numa decisão tornada pública em julho, o Tribunal Interamericano de Direitos Humanos pôs fim à batalha legal de uma década após uma empresa petrolífera estrangeira ter invadido os territórios tradicionais Sarayuku sem a comunidade ter sido consultada. O Tribunal considerou que o Estado do Equador violou o direito da comunidade de ser consultada, assim como os seus direitos de propriedade e identidade cultural, além de ter posto em risco as suas vidas e integridade física após a empresa ter colocado mais de 1400kg de explosivos no território. O prémio da National Geographic representa nova validação do sucesso da comunidade, e assegura que a sua história irá chegar a uma mais vasta audiência em todo o mundo.

“Estes prémios, escolhidos por um júri distinto, reconhecem os filmes que tiveram mais impacto este ano, mas como em anos anteriores, os filmes selecionados representam alguns dos mais impressionantes realizadores indígenas no mundo”, afirma a Diretora do Festival All Roads Film, Francene Blythe.
 

Artigos Relacionados