22 Outubro 2013

Segundo o ditado: quando começa a do outro, mas a questão foi colocada por diversos jovens portugueses e gravada em vídeos, no âmbito do 1º Concurso Nacional Free2Choose.

Os vencedores das várias categorias – ensino básico, secundário e superior – foram agora conhecidos (ver os filmes). Os seus vídeos, bem como o dos restantes 17 a concurso, fazem parte do DVD com o nome do projetode educação para os direitos humanos: Free2Choose, onde constam também seis filmes internacionais.

Todos pretendem mostrar que liberdades e direitos podem colidir, criando verdadeiros dilemas de direitos humanos. Será que os Estados Unidos da América podem aceder aos dados de cidadãos portugueses em nome da luta contra o terrorismo? Chegar a uma conclusão não é importante, mas fomentar o debate em torno dos limites às liberdades de expressão, imprensa, associação e manifestação.

O DVD está disponível para escolas, acompanhado por um ‘Manual do Educador’. O Free2Choose é um projeto europeu criado pela holandesa Anne Frank House e trazido para Portugal pela AI2PR-Associação Internacional Intercultural Projects and Research, em parceria com a secção portuguesa da Amnistia Internacional. Mais informações aqui.