18 Dezembro 2015

A Amnistia Internacional Portugal, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, o CAVITOP, a Fundação Serra Henriques, os Médicos do Mundo Portugal e a Associação de Estudos Estratégicos e Internacionais (NSIS), associaram-se para a produção de recomendações, tendo em vista o acolhimento de curto e longo prazo dos migrantes recolocados em Portugal. As recomendações serão entregues às autoridades competentes, nomeadamente ao Ministério de Administração Interna e Presidência de Conselho de Ministros.

O documento faz 12 recomendações concretas que permitem um acolhimento de qualidade, no curto e longo prazo, para migrantes e assegura os seus direitos à luz do direito nacional e internacional. Define estratégias de formação a públicos especializados e informação pública e pede a criação de um centro de triagem, liderado pelas entidades mais conhecedoras do fenómeno.

A Amnistia Internacional Portugal vem assim dar continuidade ao contributo para a desconstrução de mitos em relação a questões sobre pessoas em movimento, tendo já publicado um guia que ajuda a responder a questões relativas a 10 mitos.