8 Junho 2012

Entre os dias 11 a 17 de junho assinala-se a Semana de Ação Global da Amnistia Internacional por um Tratado de Comércio de Armas (TCA). A Amnistia Internacional pede que os Estados-membros da ONU reúnam consenso para um TCA que respeite na íntegra os Direitos Humanos. As negociações do texto final deste tratado serão realizadas nas Nações Unidas a partir de 2 de julho.

Esta é a oportunidade para exigir a regulação das transferências de armas e para ajudar a diminuir o sofrimento humano causado pelas armas. Morre uma pessoa por minuto devido à violência armada e milhões foram torturados, violados e torturados sob a mira de uma arma.

Várias estruturas da Amnistia Internacional Portugal têm estado a realizar e continuarão a levar a cabo ações de sensibilização e de recolha de assinaturas para o Apelo Global do Tratado de Comércio de Armas.

Grupo de Estudantes do Agrupamento de Escolas da Batalha – recolha de assinaturas no dia 11 de junho no Agrupamento de Escolas da Batalha, em parceria com o Grupo 32/ Leiria.
Grupo de Estudantes do Colégio de São Miguel (Fátima) – recolheu quase 850 assinaturas num evento de pais, professores e alunos no dia 1 de junho na sua escola.
Grupo de Estudantes do Colégio Diocesano de Nª Sª da Apresentação (Calvão) – recolha de assinaturas de 11 a 15 de junho na sua escola.
Grupo de Estudantes da Escola Secundária de Albufeira – recolha de assinaturas durante uma sessão de apresentação da Amnistia Internacional na qual será apresentado o documentário sobre os 30 anos da Amnistia Internacional Portugal, no dia 15 de junho, na própria escola.
Grupo de Estudantes da Escola Secundária de Antero Quental (S. Miguel, Açores) – os alunos de uma das turmas assinaram e divulgaram o Apelo Global pelos seus colegas e amigos.
Grupo de Estudantes da Escola Secundária de Ermesinde – recolha de assinaturas e sessão de esclarecimento no dia 12 de junho, na própria escola.
Grupo de Estudantes da Escola Superior de Saúde de Santarém – recolha de assinaturas no dia 13 de junho, na própria escola.

Grupo 6/ Porto – ação de recolha de assinaturas e de sensibilização sobre o Tratado de Comércio de Armas (TCA) no dia 16 de junho, na Rua de Stª Catarina, no Porto, entre as 15h e as 17h.
Grupo 18 Braga – recolha de assinaturas em várias escolas e bibliotecas durante a Semana de Ação Global.
Grupo 32/ Leiria – recolha de assinaturas no dia 11 de junho no Agrupamento de Escolas da Batalha, em parceria com Grupo de Estudantes do Agrupamento de Escolas da Batalha.
Grupo 33/ Aveiro – recolha de assinaturas e sensibilização sobre o TCA em Aveiro durante a Semana de Ação Global.
Núcleo de Crianças (Vila Nova de Famalicão) – recolha de assinaturas e sensibilização sobre o TCA em Vila Nova de Famalicão durante a Semana de Ação Global.
Núcleo Caldas da Rainha/ Oeste – recolha de assinaturas e sensibilização sobre o TCA na Rua das Montras nas Caldas da Rainha, no dia 16 de junho (período da manhã). Recolheram assinaturas até dia 08 de junho na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e na Escola São Martinho do Porto.
Cogrupo sobre os Direitos das Crianças – recolha de assinaturas e sensibilização sobre o TCA.
Grupo de Juristas – artigo na Crónica da revista da Amnistia Internacional Portugal sobre o tema das armas.

As equipas do Face to Face em Lisboa, no Porto e em Coimbra têm estado a recolher assinaturas para o Apelo Global e a sensibilizar as pessoas para a necessidade do Tratado de Comércio de Armas.

A Amnistia Internacional entregará as assinaturas recolhidas no mundo inteiro ao Secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, antes da conferência de negociação do Tratado, já em julho.

Ajude-nos a mudar o rumo da história, assine e divulgue o nosso Apelo!

 

Artigos Relacionados