22 Dezembro 2014

Temática muito presente nas escolas, o combate ao bullying tem sido assumido pelas escolas que integram o projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos como uma prioridade.
A Escola Professor Reynaldo dos Santos deu o pontapé de saída e escolheu a educação por pares como metodologia para enfrentar o problema na escola. Lançou por isso o desafio aos alunos interessados para participarem numa ação de formação levada a cabo pela AI, com o objetivo de que estes mesmos alunos, do ensino secundário, replicassem os workshops junto dos seus pares do ensino básico.
 
No dia 21 de outubro, 21 jovens dos 14 aos 18 anos, aceitaram o convite e participaram num workshop onde se pretendia aumentar o conhecimento e a compreensão sobre as causas e as consequências do bullying; refletir sobre formas de enfrentar o problema e criar empatia com as vítimas de bullying.
 
Através da dramatização de situações de bullying os jovens concluíram que a reflexão e debate pode constituir uma arma poderosa para enfrentar este problema. Ficou a vontade de debater mais porque “há muito mais que poderia ser falado” mas também o interesse em dar continuidade ao que aprenderam, pois todos os jovens presentes manifestaram disponibilidade em replicar o workshop para os seus colegas mais novos. 
 
Em novembro, foi a vez da EB 2,3/S Pedro Ferreiro, em Ferreira do Zêzere, de abordar a questão. Nesta escola optou-se pela sensibilização dos alunos do 3ºciclo do ensino vocacional. 35 alunos participaram num workshop  onde a mensagem principal se focou nas consequências do bullying.
 
A partir de experiências de bullying vivenciadas ou presenciadas e através da metáfora de um papel amarrotado que não volta à sua forma inicial, os jovens puderam refletir sobre o impacto do bullying nas vítimas, assim como a sua própria intervenção em situações desta natureza.
 
Referido na avaliação como “um tema que interessa a todos”, foi possível perceber que o bullying é um problema que afeta muitos jovens, apesar de muitas vezes não ser percecionado como grave. 
 
Alunos do ensino secundário da Escola Reynaldo dos Santos participam numa ação sobre bullying. Ferreira do Zêzere – Dinâmica sobre bullying na Escola Pedro Ferreiro. 
 

Artigos Relacionados