11 Novembro 2020

Sabia que na mais recente versão do FIFA21 pode marcar golos a favor da integração?

Numa parceria entre a Amnistia Internacional e os irlandeses do Bohemian FC, foi apresentado, este ano, um equipamento alternativo do clube com a imagem icónica de uma família em fuga para um local mais seguro,acompanhada da frase Refugees Welcome (“Refugiados Bem-vindos”), e ainda do conhecido slogan Love Football, Hate Racism (“Ama o Futebol, Odeia o Racismo). Agora, para levar ainda mais longe a mensagem, a camisola está disponível no update do conhecido videojogo.

Paulo Fontes, diretor de Comunicação e Campanhas da Amnistia Internacional Portugal

O equipamento do Bohemian FC tem feito manchetes e tornou-se viral nas redes sociais. Em termos de vendas, é o mais bem-sucedido da história do clube irlandês, tendo recebido encomendas de mais de 40 países de todo o mundo, desde a China até às Ilhas Virgens Britânicas.

Todas as secções da Amnistia Internacional estão a apoiar o lançamento da camisola na atualização do FIFA21, que é jogado por mais de 45 milhões de pessoas. Em Portugal, esta iniciativa integra-se no projeto Eu Jogo Pelos Direitos Humanos, apresentado em setembro, e que tem como objetivo a consciencialização para os Direitos Humanos através do desporto. Numa primeira fase, está focado no futebol, juntando entidades governamentais, a Federação Portuguesa de Futebol, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, associações de jogadores, treinadores e árbitros, entre outros parceiros.

A dar a cara pelo projeto Eu Jogo Pelos Direitos Humanos estão o selecionador nacional Fernando Santos e vários internacionais portugueses, como João Félix, Bernardo Silva, José Fonte, Trincão, Ricardo Quaresma, Éder, Rui Patrício, Renato Sanches, entre outros nomes. A lista completa junta também internacionais A de futebol feminino, internacionais de futsal, feminino e masculino, árbitros e outras personalidades do mundo do desporto.

Ao longo da época 2020/2021, a Amnistia Internacional Portugal e as entidades parceiras do projeto vão promover um conjunto de ações de sensibilização e educação para os Direitos Humanos. Estas iniciativas são destinadas a agentes desportivos, adeptos e público em geral.

“Os fãs de futebol e a comunidade gamer são audiências vastas, espalhadas por todo o mundo, com um potencial enorme de mobilização. Numa altura em que existem líderes mundiais que demonizam os refugiados, alimentando o medo e o ódio contra estas pessoas que deixaram para trás a sua casa, a família e os amigos, queremos que também vistam a camisola dos direitos humanos”, afirma o diretor de Comunicação e Campanhas da Amnistia Internacional Portugal, Paulo Fontes.

“Com a mensagem Refugees Welcome lembramos a tragédia que continua a acontecer, no mar Mediterrâneo e, mais recentemente, no canal da Mancha. A retórica anti-refugiados leva a políticas que, regularmente, têm um elevado custo: a vida de pessoas”, aponta Paulo Fontes.

Com o update do jogo, ao selecionar o Bohemian FC como a equipa com a qual quer jogar, pode escolher o equipamento alternativo. Daniel Lambert, COO do clube da Primeira Divisão da Liga da Irlanda, com sede em Dublin, nota que “o futebol une as pessoas, une as comunidades, une as nações”. “O futebol é uma linguagem universal que deve sempre unir e nunca dividir”, acrescenta.

“Ao jogar com o Bohemian FC no FIFA21, representará estes valores. Os valores da igualdade, inclusão e aceitação”, conclui Daniel Lambert.

Agir Agora

Eu jogo pelos direitos humanos

O Desporto é uma das poucas atividades humanas que consegue transpor todas as fronteiras. Ele pode criar esperança, influenciar pessoas e governos e até mesmo quebrar as barreiras raciais.

2760 PESSOAS JÁ AGIRAM
Assinar Petição