16 Novembro 2010

A 16 de Novembro, Dia Internacional contra a Intolerância, a Amnistia Internacional lança um novo website de apoio à campanha europeia contra a discriminação na Europa. O site “Fight Discrimination in Europe” destaca o trabalho da Amnistia Internacional no âmbito da discriminação na Europa, e oferece a pessoas por toda a Europa a oportunidade de falar e de tomar medidas positivas para combater a discriminação.

A persistência generalizada de todos os tipos de discriminação continua a ser uma das mais prementes preocupações ao nível dos direitos humanos na Europa e afecta a vida de milhões de pessoas em todo o continente. Minorias étnicas, em particular pessoas de etnia cigana, grupos religiosos e população lésbica, gay, bissexual e transgénero(LGBT) continuam a enfrentar exclusão generalizada, intolerância e preconceito, o que se traduz na negação de uma ampla gama dos seus direitos legítimos. Isso inclui o direito à vida. Ainda na semana passada, a 10 de Novembro, a Amnistia Internacional manifestou-se contra a violência direccionada ao povo cigano, ao lançar um novo relatório sobre crimes de ódio contra os cidadãos de etnia cigana na Hungria.

“As autoridades húngaras têm o dever de impedir a discriminação e garantir justiça para as vítimas de crimes de ódio”, disse Nicola Duckworth, Director do Programa da Amnistia Internacional para a Europa e Ásia Central.”Isso inclui a obrigação de investigar se o ódio racial e étnico ou o preconceito desempenharam ou não um papel nestes e noutros ataques semelhantes.”

O site “Fight Discrimination in Europe” fornece informação sobre o porquê de a discriminação ser uma ameaça aos direitos humanos, fornecendo exemplos específicos sobre temas da campanha (ciganos, direitos LGBT, racismo e discriminação baseada na crença religiosa). O site explica como aderir à luta da Amnistia Internacional contra a discriminação, incluindo links para as acções na web, um blog, providência informações através de uma newsletter temática, bem como as últimas notícias e eventos.

Junte-se à nossa luta contra a discriminação!  Visite www.fightdiscrimination.eu

Artigos Relacionados