16 Março 2012

A Amnistia Internacional associou-se ao Festival Internacional de Literatura de Berlim numa iniciativa que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a situação de Liu Xiaobo, prémio Nobel da Paz de 2010, e ativista de direitos humanos. A iniciativa consiste em sessões de leituras, em 105 cidades de 40 países, de poemas e textos de Liu Xiaobo. Em Portugal várias estruturas da Amnistia Internacional Portugal vão participar nesta iniciativa no dia 20 de março de 2012.

Poderá também assinar a petição da Amnistia Internacional que pede a libertação de Liu Xiaobo.

– CoGrupo da China (Lisboa)

Elementos da “Oficina de Poesia” realizarão a leitura de poemas e textos e realizar-se-á um momento performativo a cargo de Maria Eunice, às 21 horas, na Livraria Ler Devagar (Lx Factory em Alcântara).
 

– Grupo Local 14/ Lourosa

Serão afixados cartazes com poemas de Liu Xiaobo na Biblioteca Pública de Lourosa.
 

– Núcleo de Crianças

Será realizada uma sessão de leitura na Casa da Cultura de Vila Nova de Famalicão, às 12h. Serão também realizadas sessões de leitura na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão e na Biblioteca Municipal de Barcelos em várias alturas do dia. As bibliotecas escolares ligadas a ambas as bibliotecas vão fazer sessões de leitura durante todo o dia.
O Núcleo de Crianças também falará com os meios de comunicação social sobre esta iniciativa e sobre a situação de Liu Xiaobo.
 

– Núcleo de Estremoz

Será realizada uma sessão de leitura no Teatro de Estremoz, às 21h, integrada nas atividades do Clube de Poesia da Escola Secundária Rainha Santa Isabel.

Também serão realizadas atividades em várias escolas em vários pontos do país para assinalar este dia.
 

– Grupo Local 24/ Viana do Castelo

Os alunos do Colégio de Campos, Vila Nova de Cerveira, selecionarão alguns poemas para serem penduradas numa árvore, associando as sessões de leitura ao Dia da Árvore.
 

– Grupo Local 14/ Lourosa

Os alunos da Escola EB2,3 António Alves de Amorim de Lourosa realizarão sessões de leitura.
 

– Grupo Local 32/ Leiria

O Agrupamento de Escolas da Batalha transmitirá, através da rádio da escola, poemas selecionados pelos alunos e professores do Grupo de Estudantes da Amnistia Internacional da Escola da Batalha. Na biblioteca desta escola serão lidos vários poemas por professores, alunos e funcionários. Serão também distribuídos na escola pequenos excertos biográficos e poemas de Liu Xiaobo. Estas atividades serão fotografadas e transformadas num vídeo.
 

– Núcleo de Estremoz

Na Escola Secundária Rainha Santa Isabel será realizada uma sessão de leitura na Biblioteca (das 10h às 10h30).
 

– Núcleo de Crianças

Serão realizadas sessões de leitura e momentos performativos na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Vila Nova de Famalicão (das 09h às 10h30) e no Instituto Nuno Álvares, Caldas da Saúde (a partir das 10h).
 

– Grupo Local 19/ Sintra

Serão realizadas sessões de leitura e dramatizações com núcleos de teatro de Sintra. Será depois gravado um vídeo que será posteriormente divulgado para sensibilizar as pessoas sobre a situação de Liu Xiaobo.
 

– Grupo de Estudantes da Escola Secundária de Ermesinde

Serão realizadas sessões de leitura por alunos do Grupo de Estudantes da Escola Secundária de Ermesinde.
 

– Núcleo das Caldas da Rainha/ Oeste

Serão realizadas sessões de leitura na Biblioteca da Escola Secundária Raul Proença (das 8h30 às 17h30) com turmas do 9º, 10º e 12º ano e com turmas de cursos profissionais.
 

– Grupo Local 6/ Porto

Serão realizadas sessões de leitura em algumas escolas secundárias.

Para saber mais sobre o caso de Liu Xiaobo, carregue aqui.

Artigos Relacionados