30 Maio 2012

Dia 31 de maio, serão apresentados na Assembleia da República, dois vestidos elaborados pela ativista brasileira Adriana Bertini. Estes vestidos são um dos produtos da Campanha Europeia pelo Fim da Mutilação Genital Feminina – End FGM.

A inauguração da exposição dos dois vestidos feitos com 2000 pétalas de papel, de entre as mais de 40.000 assinadas por ativistas dos diretos humanos, com mensagens de apelo ao fim da MGF será feita pela Presidente da Assembleia da Republica Assunção Esteves, e contará com a presença da Secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e Igualdade Teresa de Morais, da Vice Presidente da Assembleia da República Teresa Caeiro, entre outros. Estarão também membros do Grupo Parlamentar Português sobre População e Desenvolvimento e todos os deputados e deputadas foram convidados a estar presentes.

Ao lado dos vestidos estará disponível um livro no qual os deputados e deputadas podem deixar as mensagens que entenderem associando-se e associando o Parlamento português à luta global pelo Fim da Mutilação Genital Feminina.

Os vestidos estarão expostos na Assembleia da República até final do mês de junho e com esta iniciativa pretende-se sensibilizar os parlamentares portugueses para a questão da MGF e colocar o tema na agenda política de decisão das Instituições Europeias, dando voz às mulheres e meninas submetidas ou em risco de MGF.

A campanha END FGM, uma parceria da Amnistia Internacional – Irlanda com 14 ONG de toda a Europa e constituída em Portugal pela Associação para o Planeamento da Família e a AI Portugal, advoga o reconhecimento dos direitos humanos e tenta desenvolver estratégias nacionais e internacionais para apoiar as instituições da UE na adoção de uma abordagem abrangente e coerente para o fim da MGF.