26 Maio 2019

As Conferências do Estoril regressam, este ano, com o tema “Empowering Humanity: from local to global justice”. Entre 27 e 29 de maio, dezenas de oradores nacionais e internacionais olham para os problemas do mundo e debatem soluções que podem fazer a diferença no futuro. O diretor executivo da Amnistia Internacional Portugal, Pedro Neto, é um dos nomes confirmados.

Integrado no painel “Apoiar os novos changemakers”, organizado no primeiro dia do evento (11h30), Pedro Neto junta-se ao gestor do Programa de Cooperação da Juventude do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, Graziano Tullio, para abordar os deveres que a sociedade tem para com as novas gerações, mais politizadas, conscientes e com capacidade de reivindicar o direito a um futuro digno. Os problemas de justiça global, as desigualdades económicas estruturais, o desenvolvimento tecnológico e as alterações climáticas também vão estar em destaque. O debate será moderado pelo vereador da Câmara Municipal de Cascais nas Áreas de Habitação e Desenvolvimento Social, Promoção de Saúde e Educação, Frederico Pinho de Almeida.

Há vários oradores conhecidos nas Conferências do Estoril: Ahmad Nawaz, ativista para a educação e a paz; Fareeda Khalaf, refugiada e ativista Yazidi; Edit Schlaffer, fundadora e diretora da ONG Women Without Borders; Laya Vasudevan, diretora do Center for Legal Aid and Rights; Anja Ringgren Lovén, fundadora da Fundação African Children’s Aid Education and Development e do centro para crianças Land of Hope, na Nigéria; Edmund Phelps, prémio Nobel da Economia (2006); Stetlana Alexievich, prémio Nobel da Literatura (2015); Rigoberta Menchú Tum, prémio Nobel da Paz (1992); Anne Applebaum, jornalista do Washigton Post e prémio Pulitzer (2004); Fareed Zakaria, jornalista da CNN e vencedor do Arthur Ross Media Award (2017); Harald Jager, ex-militar, conhecido como “o homem que derrubou o muro de Berlim”.

O programa completo pode ser consultado aqui. As Conferências do Estoril têm lugar no campus da Nova School of Business and Economics, em Carcavelos.

Amor em vez de muros

A Amnistia Internacional Portugal aproveita a presença nas Conferências do Estoril para mobilizar a sociedade através de uma nova experiência interativa. Queremos criar uma corrente de amor maior do que o muro que o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, prometeu construir em zonas de fronteiras com o México.

Sob o lema #LoveNotWalls e #AmorNãoMuros, quem se une a esta causa representa 1 km. Por isso, precisamos de ser mais de 1609 pessoas a dar as mãos. Porquê? Porque só assim vai ser possível criar uma corrente maior do que os 1609 km de muro prometidos por Donald Trump.

É fundamental mostrarmos que queremos um outro mundo, onde o amor, a justiça, a paz e a humanidade prevalecem sobre o ódio, o medo ou as fronteiras. Não se esqueça…

  1. Junte-se à corrente de amor em lovenotwalls.amnistia.pt. Por cada nome será somado um quilómetro para ultrapassar a distância do muro entre os EUA e o México que Donald Trump quer construir.
  2. Tire uma fotografia acompanhado/a por alguém na rua, de mão dada ou de forma a criarem a ideia de uma união. Partilhe nas redes sociais com: #LoveNotWalls, #AmorNãoMuros e @amnistiapt

 

Artigos Relacionados