25 Agosto 2011

A detenção de um ex-oficial sénior da polícia russa associado ao homicídio da jornalista e defensora dos direitos humanos, Anna Plolitkovskaia, em 2006, é um importante passo na direcção certa, afirmou a Amnistia Internacional no dia 24 de Agosto.

O Tenente-Coronel Dmitri Pavliuchenkov foi detido dia 23 de Agosto por suspeitas de envolvimento no planeamento do homicídio de Anna Politkovskaia, assassinada a 7 de Outubro de 2006, em Moscovo. Dmitri Pavliuchenkov já tinha sido nomeado como testemunha chave no caso.

Rustam Makhmudov, detido na Tchetchénia em Maio de 2011, foi formalmente acusado pelo seu homicídio. É irmão de dois dos três homens absolvidos do assassinato de Anna Politkovskaia, em Fevereiro de 2009, em seguimento da ordem do Supremo Tribunal russo de devolver o caso às autoridades para nova investigação.

Durante mais de uma década, Anna Politkovskaia denunciou as violações dos direitos humanos na Tchetchénia e no norte do Cáucaso em geral.

“A detenção de Dmitri Pavliuchenkov aparenta ser um passo na direcção certa. Contudo, a pergunta que permanece sem resposta é até onde chega a cadeia de ordens e quão alto era o cargo de quem ordenou o seu homicídio”, afirmou John Dalhuisen, Subdirector do programa da Amnistia Internacional para a Europa e Ásia Central.

“Primeiramente os acusados de realizarem o homicídio foram presos. Agora assistimos à detenção de uma pessoa acusada de organizar o crime. Mas a verdade e a justiça serão repostas apenas quando as pessoas que ordenaram o seu homicídio também forem identificadas e condenadas.”

A Amnistia Internacional insta as autoridades russas para assegurarem que Dmitri Pavliuchenkov recebe um julgamento justo, de acordo com os padrões internacionais e que a investigação continue até que todos os responsáveis pelo homicídio de Anna Politkovskaia sejam levados à justiça.