13 Julho 2011

 

De 11 a 15 de Julho de 2011, estão reunidas as delegações de todos os Estados membros da ONU, na sede da organização em Nova Iorque, para participarem na reunião do Comité Preparatório que irá focar-se nos mecanismos de implementação do Tratado sobre Comércio de Armas, incluindo os procedimentos para uma maior transparência. Esta última questão é crucial para que seja assegurado o cumprimento e a responsabilização por parte dos Estados.
 
Questões como a transparência, a necessidade de elaboração de relatórios sobre o comércio e transferência de armas e o alargamento do âmbito do Tratado, bem como a solidez dos seus parâmetros, têm sido preocupações da Amnistia Internacional, transmitidas ao governo português, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas últimas semanas.
 
Acompanhe o blogue em directo da ONU.
 
Conheça os últimos relatórios preparados para a reunião do Comité Preparatório e que têm sido apresentados aos delegados da reunião, pela equipa da AI que está a acompanhar a reunião na sede da ONU:
 
 
 
 
 
 
 
 
É imperativo que esta oportunidade seja aproveitada para que seja negociado um Tratado sobre Comércio de Armas capaz de proteger os direitos e a vida de milhares de pessoas em todo o mundo.

 

Artigos Relacionados