As Guerreiras pela Amazónia (Guerreras por la Amazonía) estão a lutar para proteger as suas comunidades das queimas de gás, que estão a causar fumo tóxico e degradação ambiental na Amazónia equatoriana. Assine a petição e exija que o Equador elimine as queimas de gás e proteja os defensores do clima.
Qual é o problema?
Atualmente, as comunidades do norte da Amazónia equatoriana são atormentadas por emissões tóxicas, odores insuportáveis, ruídos incessantes e chamas ofuscantes provenientes das queimas de gás. Utilizadas na extração de petróleo, as queimas de gás são um dos maiores contributos para a crise climática.
As Guerreiras pela Amazónia (Guerreras por la Amazonía) cresceram ao lado do que apelidaram de “monstros de fogo” e estão empenhadas em proteger as suas comunidades contra essas práticas nocivas. As Guerreiras são um grupo de ativistas com idades entre os 10 e os 20 anos e lutam ao lado da União das Pessoas Afetadas pelas Operações Petrolíferas da Texaco (UDAPT) e do coletivo Eliminen los Mecheros, Enciendan la Vida (Removam as Chamas, Acendam a Vida).
Com o apoio da UDAPT, juntaram-se a uma ação judicial contra o Estado equatoriano em 2020 – e venceram. Em 2021, uma decisão histórica exigiu que o governo eliminasse o uso de queimas de gás na floresta. No entanto, até aos dias de hoje, os «monstros de fogo» continuam a arder.
Em vez de serem celebradas pela sua coragem, estas jovens defensoras enfrentam estigma e intimidação violenta. E, em vez de investigarem as ameaças contra elas, as autoridades equatorianas disseram ao grupo que só lhes fornecerão proteção se eles pararem com o seu ativismo.
O que pode fazer para ajudar?
Peça ao Equador para eliminar as queimas de gás e exija que proteja as defensoras do clima.
Texto da carta a enviar
Senhor Presidente:
Juntamente com a União dos Afetados pelas Operações Petrolíferas da Texaco (UDAPT) e o coletivo “Eliminen los Mecheros, Enciendan la Vida”, as Guerreiras pela Amazónia lutam para erradicar as queimas de gás que provocam gases tóxicos e destroem o meio ambiente das suas comunidades. Em 2021, uma sentença histórica exigiu que o governo eliminasse as queimas de gás, mas, apesar disso, elas continuam a existir.
Estou profundamente preocupado com o estigma e os atos violentos de intimidação que estas jovens defensoras enfrentam. Em vez de investigarem as ameaças contra elas, as autoridades comunicaram ao grupo que só lhes oferecerão proteção se abandonarem o seu ativismo.
Exijo que seja respeitada a sentença que obriga a eliminar as queimas de gás e que seja garantida a segurança de quem defende o clima.
Atenciosamente,
Carta
Señor Presidente:
Junto a la Unión de Afectados y Afectadas por las Operaciones Petroleras de Texaco (UDAPT) y el colectivo Eliminen los Mecheros, Enciendan la Vida, las Guerreras por la Amazonía luchan por erradicar las quemas de gas que provocan gases tóxicos y destruyen el medioambiente de sus comunidades. En 2021, una emblemática sentencia exigió al gobierno eliminar las quemas de gas, pese a lo cual, éstas continúan produciéndose.
Me preocupan profundamente el estigma y los actos violentos de intimidación a los que se enfrentan estas jóvenes defensoras. Lejos de investigar las amenazas en su contra, las autoridades han comunicado al grupo que sólo le ofrecerán protección si abandona su activismo.
Exijo que se respete la sentencia que obliga a eliminar las quemas de gas y que se garantice la seguridad de quienes defienden el clima.
Atentamente,