7 Maio 2012

Decorreu de 26 de abril a 6 de maio a 9ª edição do Indielisboa, onde é atribuído o prémio Amnistia Internacional. Na edição deste ano do prémio estiveram a concurso 15 filmes, entre longas e curtas-metragens, que foram avaliadas pelo júri convidado pela AI Portugal composto por Maria Flor Pedroso, jornalista, João Tordo, escritor e Anabela Moreira, atriz.

O júri atribuiu o Prémio Amnistia Internacional à curta-metragem “From This Day to Where” de Matias Rygh, Mathias Eriksen, da Noruega. O filme conta um dia comum na vida de uma mulher cuja vida está longe de o ser. Nos territórios devastados pela guerra do Congo oriental, ela trabalha como conselheira das mulheres que foram vítimas das atrocidades da guerra. É a única pessoa, no universo destas vítimas, que tem paciência e coragem para ouvir as suas histórias e de as olhar nos olhos. Esta é a história de uma mulher que procura dignidade num labirinto de sofrimento.

Além do prémio o júri atribuiu uma menção honrosa ao documentário “Meet the Fokkens” de Gabriëlle Provaas, Rob Schröder, da Holanda, que acompanham as quase septuagenárias Louise e Martine Fokkens são gémeas idênticas. Durante mais de 40 anos trabalharam como prostitutas em Amesterdão. Louise e Martine livraram-se do controlo dos proxenetas, geriram o seu próprio bordel e criaram o primeiro sindicato informal para prostitutas. Um relato pouco convencional feito por duas mulheres independentes e com um desconcertante sentido de humor.

O júri decidiu ainda atribuir uma segunda menção honrosa à curta-metragem de animação “Bon voyage” de Fabio Friedli, da Suíça, que aborda a temática da imigração.
Dezenas de pessoas sobem para um velho camião superlotado. O objetivo é ingressarem numa jornada selvagem e dura, enfrentando o deserto e o mar, rumo à Europa. Nem toda a gente consegue lá chegar e os que chegam têm um final ambíguo à sua espera. Depois de uma viagem desgastante, surge o confronto com outra dura realidade: o tratamento dado pela fortaleza Europa aos emigrantes e aos refugiados.

O patrocinador do prémio foi mais uma vez a Fundação Serra Henriques.

Conheça todos os filmes a concurso ao Prémio Amnistia Internacional no Indielisboa de 2012