25 Janeiro 2012

A Maratona de Cartas, realizada em Dezembro de 2011, teve como resultado o envio de 11087 cartas para os destinatários dos cinco casos trabalhados. A Maratona contou com o reforço do evento “Acenda uma vela pelos Direitos Humanos” no qual os ativistas se juntaram em vigílias para lembrar os casos que se defenderam este ano.
Este ano tivemos o apoio dos CTT para o envio de 1200 cartas e de várias organizações que apoiaram a divulgação.

Boas notícias
O governo mexicano assumiu formalmente a responsabilidade pela violação de Valentina Cantú através de um Ato Público de Reconhecimento e emitirá brevemente outro Ato Público de Reconhecimento por Inés Ortega. Valentina Cantú disse o seguinte “A estrada que se segue ainda é muito longa, mas gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer sinceramente o vosso apoio. Sem as vossas cartas, a vossa Acão e solidariedade, não teríamos conseguido chegar a este momento. A cada um de vocês, Nomáa (Obrigada em Me’phaa).”  

O jovem ativista do Azerbaijão Jabbar Savalan, preso em fevereiro de 2011 depois de ter escrito no facebook sobre os protestos no Egito, foi libertado em dezembro de 2011. Este caso foi tratado na Maratona de Cartas de outros países. Jabbar disse “A Amnistia Internacional é um símbolo de direitos humanos e liberdade, não apenas no Azerbaijão mas em todo o mundo. Eu estou grato por todo o árduo trabalho desta e de outras organizações que lutam pela liberdade no Azerbaijão.”

Gostaríamos de agradecer a todos os que estiveram envolvidos neste processo, desde as pessoas que receberam a notícia da Maratona e agiram a partir de casa, passando pelas escolas e universidades que aderiram a esta iniciativa e pelas nossas estruturas que tanto contribuíram para que milhares de pessoas espalhadas por Portugal assinassem as cartas. A todos um grande obrigado!
Todas as assinaturas contaram para estas boas notícias. Muito obrigada por fazerem parte desta grande comunidade que defende os direitos humanos das pessoas a quem são negados os direitos e a voz.

Artigos Relacionados