7 Maio 2012

Lançamento no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa encoraja pessoas a agir em nome dos jornalistas presos e outros.

A Amnistia Internacional lançou no dia 3 de maio “Toast to Freedom” (Brinde à Liberdade), uma canção nova, exclusiva e comemorativa dedicada ao ativismo pelos direitos humanos em todo o mundo e interpretada por quase 50 artistas.

Escrita pelos veteranos guitarristas/produtores Carl Carlton  e Larry Campbell, “Toast to Freedom” foi idealizada por Carlton e pelo executivo da indústria musical de longa data, ativista e empreendedor, Jochen Wilms, em colaboração com o fundador do Art for Amnesty, Bill Shipsey.

“Toast to Freedom”, música que celebra os 50 anos da Amnistia Internacional, está a ser lançada de forma a coincidir com o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. O tema está disponível nos pontos de venda online habituais, em todo o mundo. As vendas reverterão a favor da Amnistia Internacional.

“Os direitos humanos são um assunto de toda a gente”, afirma o Secretário-geral da Amnistia Internacional, Salil Shetty.

“Gostaria de agradecer a todas as pessoas que deram o seu tempo para fazer com que este projeto acontecesse. Espero que Toast to Freedom se torne numa grande fonte de inspiração nos próximos anos.”

“Toast to Freedom” foi inspirada por Carlton, um apoiante de longa data da Amnistia Internacional, que sugeriu unir-se a Wilms num projeto comemorativo que assinalasse o 50º aniversário da organização.

Depois da morte de Helm a 19 de abril, Wilms afirmou: “Levon era uma grande alma. Estou tão grato que tenhamos podido trabalhar com ele, com a sua banda e equipa maravilhosas no seu celeiro em Woodstock. Ele era uma inspiração e a nossa musa. A música “Toast to Freedom” é dedicada à Amnistia Internacional, mas de certa maneira agora é “Toast to Levon” (Brinde a Levon) e uma celebração a ele também: verdade, coração e alma fizeram sempre parte do ADN de Levon e estes são os pilares fundamentais da Amnistia Internacional e do nosso projeto. Iremos sentir a sua falta e amá-lo para sempre.”

Shipsey disse sobre Helm: “Em nome dos milhões de membros da Amnistia Internacional em todo o mundo, quero dizer o quão gratos estamos a Levon Helm pela sua contribuição artística generosa e pelo seu apoio que farão uma verdadeira diferença no nosso trabalho em salvar vidas por todo o mundo. Nós, na Amnistia, devemos-lhe imenso. A melhor maneira de lhe pagar a dívida é continuando o nosso trabalho. Levon Helm criou com 50 músicos internacionais uma magia musical para a Amnistia. Isto acontece quando a benevolência e o amor se combinam com a bondade e com a arte para produzir beleza e uma força que conduz à verdade desarmada – que ainda é a coisa mais poderosa no universo”.

A realizadora Natalie Johns, de “Dig of Fire”, captou todas as fases da produção internacional em vídeo. Johns é conhecida pelo seu trabalho com artistas como Jay-Z, Peter Gabriel e os Rolling Stones. O projeto irá ser transformado num pequeno documentário de “making-of”, assim como num vídeo musical.

Em 1962, a Amnistia Internacional cresceu a partir de uma campanha de um ano para libertar prisioneiros políticos – inspiração de um advogado britânico indignado com a injustiça que via em todo o mundo – para se transformar num movimento global na luta pela justiça, liberdade e dignidade humana.

“A nossa esperança desde o início era trazer a mensagem de liberdade e dos direitos humanos a uma audiência global”, afirma Shipsey.

Veja aqui o vídeo.

“TOAST TO FREEDOM” interpretado por:

Amy Helm
Angelique Kidjo