28 Agosto 2012

Junho de 2010

A equipa do Centro de Reabilitação para mulheres vítimas de actos de violência, conhecido pela sigla WOREC, dá conta de uma significativa melhoria na relação com as autoridades locais.
Como divulgámos no número 6 do “Notícias da Amnistia Internacional”, o trabalho desta equipa e de Rita Mahato, consultora de saúde no Centro de Reabilitação, não é bem recebido pela comunidade. O Centro investiga e documenta casos de violência sexual sobre mulheres e presta assistência legal e médica a todas as vítimas. Em consequência do trabalho desenvolvido, Mahato foi ameaçada de violação e de morte e um grupo de 20 pessoas atirou tijolos contra o centro e os seus trabalhadores. A polícia recusou-se a investigar os ataques e não ofereceu qualquer tipo de protecção.
Desde que um novo Inspector assumiu funções em Junho de 2010, estes activistas conseguiram apresentar queixa. Este é um significativo avanço, uma vez que os activistas que lutam pelos direitos das mulheres no Nepal continuam a enfrentar ameaças, discriminação e por vezes agressões. Obrigado por participar nos nossos apelos. Mais uma vez conseguimos ajudar activistas que enfrentam grandes obstáculos na sua luta pelos Direitos Humanos.