17 Fevereiro 2012

Em resposta à votação da Assembleia-geral das Nações Unidas, na qual 137 membros votaram a favor de uma resolução que condena a violência cometida pelo governo sírio, que já matou mais de 5.700 pessoas nos últimos 11 meses, Jose Luis Diaz, chefe do gabinete da Amnistia Internacional junto das Nações Unidas em Nova Iorque, afirma:

“O resultado desta votação envia uma mensagem clara e inequívoca da comunidade internacional à Síria para que os ataques brutais contra pessoas inocentes cessem imediatamente.”

“Estão a ser cometidos crimes contra a humanidade na Síria. Enquanto a Rússia e uma mão-cheia de países continuam a defender a Síria, o resultado da votação de hoje comprova que estão cada vez mais isolados.”

“A comunidade internacional espera há muito remeter esta situação para o Tribunal Penal Internacional; avançar com um embargo de armas abrangente e congelar os bens do presidente Bashar al-Assad e de outros colaboradores oficiais. Os países que continuam a impedir os esforços para acabar com a repressão terão sangue inocente nas mãos.”