3 Maio 2016

A Amnistia Internacional Portugal anuncia que Pedro A. Neto assume funções como diretor executivo da secção portuguesa, cargo para o qual foi designado, de cerca de uma centena de candidatos, por um júri internacional da organização de direitos humanos.

“Ter o privilégio de servir uma organização como a Amnistia Internacional é uma honra enorme. O bom trabalho que aqui desenvolver pode salvar vidas, pode construir um mundo onde as pessoas possam viver em paz, usufruindo dos direitos e deveres humanos que têm. É esse o foco. Estar ao lado daqueles que mais sofrem, dos que veem negados os seus direitos mais básicos e fundamentais da vida e estar sempre atento a essas pessoas, para lhes dar voz, para que o mundo seja mais humano. Não será fácil, mas da nossa parte fá-lo-emos. Agora, é arregaçar mangas”, garante o diretor executivo da AI Portugal.

Pedro A. Neto foi presidente da ONGD Orbis-Cooperação e Desenvolvimento, em Aveiro, onde levou a efeito projetos de desenvolvimento nos PALOP e Brasil, e foi diretor adjunto do CUFC-Centro Universitário Fé e Cultura, na Diocese e Universidade de Aveiro. Foi também professor do ensino secundário público e do Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro. Desenvolveu várias missões de voluntariado, desde 2004: ao interior de Angola, num campo de refugiados do ACNUR, e, depois, em Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, na Amazónia e em Marrocos.

Licenciou-se em História, variante de Arqueologia, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tendo-se pós-graduado em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa, em Ciências Religiosas pelo Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro, e em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É Mestre em Gestão e Administração Pública pela Universidade de Aveiro, e doutorando em Políticas Públicas.