O Uncle Pabai e o Uncle Paul são líderes comunitários da Nação Guda Maluyligal na zona mais a norte da Austrália, no Estreito de Torres. Os seus antepassados indígenas viveram nestas ilhas durante milhares de anos.
Agora, por causa das alterações climáticas, o seu modo de vida, sistemas tradicionais de conhecimento, práticas culturais e ligações espirituais, que têm passado de geração em geração, podem ter sido quebradas para sempre. O aumento do nível das águas do mar tem causado mais destruição a cada ano que passa causando a erosão das praias, destruindo lugares culturais sagrados e cemitérios onde os seus antepassados estão enterrados, arruinando hortas e colocando as infraestruturas das ilhas em risco.
O Uncle Pabai e o Uncle Paul, que são chamados de “tios” pelas suas comunidades como sinal de respeito, decidiram recorrer aos tribunais. Argumentam que o governo australiano não está a tomar as ações necessárias para evitar os danos das alterações climáticas, o que resulta na destruição das suas terras e cultura.
A menos que sejam tomadas ações urgentes, muitos dos habitantes do Estreito de Torres serão forçados a deixar as suas casas uma vez que largas porções de terra irão tornar-se inabitáveis. Isto seria devastador para as suas comunidades. Como diz Uncle Pabai: “Nós nascemos para estas ilhas, elas são as nossas mães, as nossas identidades, quem somos. Durante milhares de anos, as nossas famílias guerreiras afastaram todos aqueles que queriam tirar-nos as nossas terras. Mas agora, podemos perder a luta para as alterações climáticas.”
Apele à Austrália para tomar medidas urgentes contra as alterações climáticas.
Todas as assinaturas serão enviadas pela Amnistia Internacional para a Embaixada da Austrália.
Texto da carta a enviar
Ex.mo Senhor Primeiro-Ministro,
Para proteger as Ilhas do Estreito de Torres e os direitos humanos dos povos das Primeiras Nações, apelo ao seu governo para que tome medidas climáticas adequadas e consistentes com os direitos humanos, reduzindo rapidamente as emissões de carbono, em linha com o compromisso mundial de limitar o aquecimento global a 1,5ºC e em linha com a melhor investigação científica disponível.
O seu governo afirma atualmente que até 2030 reduzirá as emissões 43% abaixo dos níveis de 2005. Isto não é suficiente para salvar as Ilhas do Estreito de Torres. Os principais cientistas climáticos do Painel de Metas Climáticas calculam que as emissões de gases de efeito estufa da Austrália precisam ser reduzidas em 74% até 2030.
Cumprimentos,
Letter content
Dear Prime Minister,
To protect the Torres Strait Islands and the human rights of First Nations Peoples, I call on your government to take adequate and human rights-consistent climate action by rapidly reducing carbon emissions in line with the world commitment of limiting global warming to 1.5ºC and in line with the best available scientific research.
Your government currently states that by 2030 it will reduce emissions 43% below 2005 levels. This is not enough to save the Torres Strait Islands. Leading climate scientists on the Climate Targets Panel calculate Australia’s greenhouse emissions need to be reduced by 74% by 2030.
Yours sincerely,