10 Fevereiro 2015

 

A Amnistia Internacional Portugal organiza uma vigília em frente à embaixada da Arábia Saudita, em Lisboa, esta quarta-feira, 11 de fevereiro, para apelar à libertação imediata e incondicional do ativista e blogger  saudita Raif Badawi.

Só em Portugal, mais de 17.200 mil pessoas já assinaram a petição pela sua libertação, num total de quase um milhão e 63 mil pessoas em todo o mundo.

Pretende-se também que as autoridades sauditas ponham um fim definitivo à cruel e desumana punição corporal de mil chicotadas a que foi condenado, cumulativamente com uma pena de dez anos de prisão e proibição de viajar para fora do país.

Em maio do ano passado, Raif Badawi foi condenado por ter “insultado o Islão” na sequência da criação de um fórum online “que punha em risco a ordem pública e ridicularizava personalidades islâmicas”. O seu “crime”? Ter exercido o seu direito de liberdade de expressão e encorajado o debate público no fórum online “Liberais Sauditas”. Raif Badawi é considerado um prisioneiro de consciência pela Amnistia Internacional.

A 9 de janeiro já deste ano, foi submetido às primeiras 50 chicotadas, tendo sido suspensa a seguinte ronda de flagelação, depois de os médicos que o observaram terem recomendado a suspensão do castigo, por entenderem que Raif não estaria em condições físicas de o suportar.

Desde então, Raif não foi sujeito a mais chicotadas. O seu caso foi reenviado na semana passada, a 3 de fevereiro, do Supremo Tribunal da Arábia Saudita para o Tribunal Penal, onde a sentença e a pena poderão ser revistas.

É preciso libertá-lo! É preciso que nos mobilizemos! É preciso agir em sua defesa!

Juntem-se à Amnistia Internacional Portugal em frente da embaixada da Arábia Saudita, entre as 18h e as 19h de quarta-feira, 11 de fevereiro. Venham acender uma vela connosco por Raif Badawi e manifestarem-se pela liberdade de expressão na Arábia Saudita!

Concentração às 18h no passeio oposto à embaixada da Arábia Saudita, em Lisboa, na Avenida do Restelo, 42.

A Amnistia Internacional tem uma petição ativa a favor da libertação de Raif Badawi, apelando também ao rei saudita para que suspenda prontamente a execução da flagelação do ativista: assine!

 

Artigos Relacionados